Disciplina Curricular

Metodologias de Investigação em Ciência Regulamentar MdIeCR

Mestrado Bolonha em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde - Despacho n.º 5748/2024

Contextos

Grupo: Despacho n.º 5748/2024 > 2º Ciclo > Trabalho Final

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

 Proporcionar aquisição de conhecimentos sobre diferentes metodologias usadas na investigação em ciência regulamentar;  Desenvolver o raciocínio científico, promovendo a criatividade na definição de questões de investigação pertinentes, na seleção de opções metodológicas para recolha e tratamento de dados e para apresentação e divulgação dos resultados;  Saber utilizar os recursos e ferramentas mais comuns em investigação em ciência regulamentar. A UC visa desenvolver as seguintes competências: a) delinear um protocolo de investigação; b) recolher e analisar a informação; c) divulgar os resultados de forma adequada; e) interpretar de forma crítica a produção científica. Também são abordados os impactos éticos e societais desta investigação.

Programa

Os conteúdos programáticos da unidade curricular cobrem todos os conceitos básicos da investigação em ciência regulamentar, enquadrando-os no contexto da resolução dos diversos problemas biomédicos, garantindo a coerência com os objetivos propostos. O programa das aulas teóricas e práticas da unidade curricular representa um plano organizado em níveis de complexidade crescente, iniciando-se pela apresentação das diversas etapas do protocolo de investigação, e do enquadramento teórico da investigação qualitativa, quantitativa e da triangulação de métodos, bem como a discussão dos aspetos éticos e legais inerentes à investigação em saúde. As questões do conteúdo programático sobre o raciocínio científico e sobre os seus modelos e abordagens são discutidas como exemplo do método científico, sublinhando com exemplos práticos a forma como o conhecimento é construído e divulgado na comunidade.  Definição de questões de investigação e objetivos associados. O ‘estado da arte’; a pesquisa bibliográfica e principais fontes de informação;  Opções metodológicas quantitativas, qualitativas e mistas;  Estratégias de amostragem e de recolha de informação;  Variáveis do estudo, sua operacionalização e análise;  Redação e divulgação de um trabalho científico;  A ética na investigação em saúde.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino/aprendizagem realiza-se pela integração de: i) aulas teóricas expositivas dialogadas recorrendo também a métodos de pedagogia ativa e ii) aulas teórico-práticas de discussão, aplicação de conceitos de investigação. Os alunos produzem trabalhos/protocolos que são apresentados ao longo do semestre envolvendo: a) resolução de casos práticos referentes a aplicações dos conteúdos programáticos acima referidos; b) realização em grupo de exercícios simulando projetos de investigação em ciência regulamentar; c) análise crítica de artigos científicos. A utilização sistemática de recursos de e-learning permite a atualização permanente de conteúdos, exploração autónoma dos desenvolvimentos científicos mais recentes, ligação aos media e atualidade social. A avaliação processa-se de acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor na Instituição. Nesta UC a avaliação final da aprendizagem resulta de um processo de avaliação contínua dos trabalhos desenvolvidos/apresentados ao longo do semestre. O ensino teórico recorrendo a metodologias pedagógicas expositivas dialogadas e ativas permite uma abordagem aprofundada dos temas em análise e visa organizar e contextualizar os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (UC). O ensino teórico-prático visa utilizar os conceitos apreendidos aplicando-os na construção de protocolos de investigação em ciência regulamentar, utilizando ferramentas informáticas de suporte a abordagens qualitativas e quantitativas, bem como estimular a capacidade de reflexão e o espírito crítico dos alunos através da discussão em grupo dos referidos protocolos e de artigos científicos sobre os conteúdos programáticos. A articulação do ensino teórico, teórico-prático e o apoio tutorial visa proporcionar a aquisição e consolidação de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e da motivação necessária para atingir os objetivos pedagógicos da UC. A avaliação da aprendizagem e do ensino permite um feedback estruturado para estudantes e docentes visando a identificar os pontos fortes e os pontos fracos da UC, constituindo assim um importante meio de aferição de forma a promover a sua melhoria contínua. Importa ainda referir que esta Unidade Curricular conduzirá a aprendizagem de conceitos e à aquisição de capacidades essenciais para a realização do Projeto Final de Curso (dissertação).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre