Disciplina Curricular
Farmacoepidemiologia Farmacoe
Mestrado Bolonha em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde - Deliberação n.º 2576/2008
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta unidade cuirricular são objectivos: (1) conhecimentos sobre a avaliação da exposição ao medicamento e controlo de potenciais viés; (2) noções básicas sobre as metodologias de planeamento, execução e avaliação de estudos de consumo de medicamentos, visando a caracterização do padrão de consumo de medicamentos e promoção do uso racional do medicamento; (3) aquisição de conhecimentos sobre viés e confundimento mais frequentes nos estudos de farmacoepidemiologia; (4) conhecer parâmetros de qualidade das fontes de informação, (5) apresentar, discutir e analisar os modelos de estudo mais utilizados para estimar o risco associado ao medicamento e sua relação causal (6) desenvolver sumariamente planeamento da análise de dados e cálculo da dimensão amostral em estudos de utilização de medicamentos.
Programa
Applications of Pharmacoepidemiology. Drug exposure: particularities and methodological chailenges. Drug use studies. Cohort and case-control studies in Pharmacoepidemiology. Therapeutic added value, rela tive effectivity: what application to economic drug evaluation. Bias and confounding in Pharmacoepidemiology. Prospective, random controlled trials. Drug risk management: regulamentar and epidemiological aspects.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino/aprendizagem processa-se através da integração de: a) Ensino Teórico: apresentação pelo docente dos temas, onde o alunos são estimulados a participar, b) Ensino Prático: análise crítica e apresentação de artigos científicos; c) Tutorias: Os tutores são os docentes do curso. A comunicação entre os alunos e professores e presencial e/ou através da Plataforma e-learning. A avaliação da aprendizagem é contínua através do acompanhamento do progresso de conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno, considerando a assistência às aulas e a apresentação e discussão dos artigos científicos propostos. A avaliação final é constituída por um exame escrito (70%) e pelos trabalhos que serão feitos no total de horas letivas de contacto (30%)