Disciplina Curricular
Seminário II S-II
Mestrado Bolonha em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde - Deliberação n.º 2576/2008
Contextos
Grupo: Deliberação n.º 2576/2008 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular visa promover o aprofundamento de conhecimentos e capacidades em grandes áreas das ciências regulamentares, bem como a aquisição de novos conhecimentos e capacidades que permitam refletir o estado da arte que tem sofrido uma evolução significativa nos últimos anos. Ao completar esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: i) identificar as questões que atualmente definem as metas científicas e regulamentares a atingir na avaliação de medicamentos e produtos de saúde; ii) identificar as controvérsias atuais e os diferentes intervenientes, e; iii) compreender, conceber e desenvolver opinião crítica sobre os aspectos apresentados e colocados a discussão.
Programa
Avaliação de Medicamentos e tecnologias da Saúde na Europa. O Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias da Saúde. Efetividade e efetividade comparativa terapêutica. Gestão de Risco no medicamento- perspectiva nacional e internacional.
Métodos de ensino e avaliação
O modelo de ensino consiste, essencialmente, na apresentação dos conceitos teóricos, da exemplificação dos conceitos teóricos com exemplos práticos e na discussão direcionada para tópicos relevantes. As sessões serão conduzidas por um ou mais peritos nas matérias e a avaliação final consistirá num exame e na quantidade e qualidade da participação dos alunos durante o período dos seminários. Os seminários irão requerer a participação ativa dos alunos de forma a potenciar a capacidade de aprendizagem em grupo, apresentando-se situações concretas do quotidiano profissional e utilizando uma abordagem de resolução em grupo. Sendo a avaliação através de diferentes métodos respetivamente apresentações orais, testes de escolha-múltipla, participação ativa nas discussões de grupo e farão parte da avaliação desta unidade curricular.