Currículo

Tecnologia e Desenvolvimento de Cosméticos TeDdC

Contextos

Groupo: Despacho n.º 10704/2022 > 2º Ciclo > Componente Curricular

ECTS

8.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Depois de frequentar esta unidade curricular o estudante deverá estar apto a compreender os conceitos que envolvem todas as etapas na criação de um produto cosmético desde a seleção dos ingredientes, formulação, transposição de escala, protocolos de estabilidade, avaliação do risco, até à elaboração de planos de minimização do risco. O estudante também irá adquirir conhecimentos nas várias categorias de ingredientes, solventes (água), tensioativos, emolientes, conservantes, humectantes, viscosantes, polímeros, óleos essenciais, ativos de origem animal, vegetal, marinha, multifuncionais, entre outros. Esta UC vai capacitar o estudante para identificar as operações básicas mais empregues na produção e controlo das várias categorias de cosméticos, as repercussões da sua aplicação e dos critérios de seleção das técnicas e dos equipamentos mais adequados em cada caso.

Programa

As principais áreas abrangidas nesta UC são: 1) Estratégias e abordagens adoptadas no desenvolvimento dos cosméticos; 2) Categorias de ingredientes utilizados nas formulações cosméticas: água, óleos essenciais, antioxidantes, conservantes, extratos naturais, entre outros; 3) Métodos utilizados no desenvolvimento e caracterização dos cosméticos: reologia, ângulo de contacto, tensão superficial, texturometria, entre outros; 4) Protocolos de estabilidade dos cosméticos (conceitos e condições des testes, análise dos resultados e determinação do prazo de validade); 5) Novas tecnologias de desenvolvimento e produção de cosméticos: impressão3D, produção continua e semi-contínua; 6) Avaliação do risco e elaboração de planos de minimização do risco; 7)Transposição de escala. Programa laboratorial: A escolha dos trabalhos a realizar nas aulas laboratoriais, procura fornecer aos estudantes, sempre que possível, exemplos de produtos cosméticos inovadores e/ou que estejam no mercado.

Método de Avaliação

A metodologia utilizada nas aulas teóricas desta UC vai privilegiar o ensino assíncrono, disponibilizando conteúdos de diversas formas e meios como áudios e vídeos acompanhados de documentos de apoio. Além desta componente as aulas teórico-práticas vão utilizar metodologias como aprendizagem baseada em problemas, casos de estudo para discussão e disponibilização de questões de validação das aprendizagens adquiridas através de um questionário com feedback automático. A preparação dos produtos cosméticos será realizada nas aulas laboratoriais onde, os estudantes organizados em grupo (2 estudantes/grupo), procederão à seleção de ingredientes, nomeadamente emulsionantes, viscosantes, conservantes e de processos de fabrico de modo a avaliar a influência destes nas formulações finais. Tudo integrado, fica assegurada a capacitação dos estudantes para atuarem eficaz e eficientemente a nível laboratorial. As aulas teórico-práticas vão utilizar metodologias que vão permitir avaliar o estudante de forma contínua e em sessões online assíncronas e síncronas (contribui 50% para a nota final). A avaliação laboratorial vai contribuir com 20% para a nota final. Para além da avaliação formativa (contínua), o aluno terá a oportunidade de realizar, presencialmente nas instalações da FFUL, uma prova escrita na época de exames no final do semestre que seguirá uma estrutura semelhante à solicitada aos estudantes nos trabalhos realizados na UC e irá permitir a consulta dos materiais disponibilizados nas aulas on-line e que terá uma contribuição de 30% para a nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 116.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cosmetic Formulation: Principles and Practice: Benson, H. A., Roberts, M. S., Leite-Silva, V. R., & Walters, K. 2019 CRC Press.
  • Handbook of cosmetic science and technology: Barel, André O.; Paye, Marc; Maibach, Howard I 2014 CRC press,
  • Introduction to cosmetic formulation and technology. John Wiley & Sons.: Baki, G., & Alexander, K. S. 2015

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre