Currículo

Introdução à Investigação Científica IaIC

Contextos

Groupo: Despacho n.º 10704/2022 > 2º Ciclo > Componente Curricular

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo geral da unidade curricular de Introdução à Investigação Científica, a decorrer ao longo do 1o semestre, é capacitar o estudante com os conhecimentos necessários à compreensão teórica e prática de um determinado tema científico, da sua relevância e importância para a sua atividade profissional futura. Permitirá a aquisição de competências gerais para: 1) identificar um problema científico; 2) investigar sobre a temática, tanto através de pesquisa bibliográfica, como sessões síncronas com o tutor e vídeos demonstrativos da investigação que se realiza no seu laboratório de investigação; e 3) escrever uma revisão de conjunto, no formato de artigo, em obediência máxima ao rigor científico preconizado. O estudante deverá, ainda, desenvolver aptidões que lhe permitam aplicar estratégias de análise semelhantes, face a áreas científicas diversas, bem como integrar o conhecimento na elaboração de hipóteses, que possam ser testadas experimentalmente, permitindo o avanço do saber.

Programa

Esta unidade curricular é composta por um período de contacto direto do estudante com uma área científica específica do seu interesse, no âmbito dos conteúdos programáticos do MCA. Este período é seguido pela preparação de um artigo de revisão da literatura sobre um tópico específico, selecionado pelo aluno com acompanhamento online do tutor. No geral, o programa inclui o estudo do estado da arte das ciências regulamentares dos cosméticos e do desenvolvimento e caracterização de cosméticos, dando sempre prioridade à motivação do estudante para equacionar e resolver problemas enquanto desenvolve competências essenciais à elaboração da sua dissertação de mestrado.

Método de Avaliação

O ensino tutorial foi selecionado como a metodologia principal. Serão utilizados fóruns de discussão online e aplicações interativas como por exemplo os ”wikis” que vão favorecer a aprendizagem por interação, discussão de ideias e construção conjunta de conhecimento. Este caráter interativo pretende contribuir para uma melhor aprendizagem do estudante, motivando o estudo e despertando o interesse e espírito crítico pelos temas científicos em geral e, em particular no âmbito do MCA. Apesar de estar centrada no acompanhamento tutorial do estudante, esta unidade curricular estimula também a interação entre os estudantes, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas. Consideram-se na avaliação os conhecimentos adquiridos e as aptidões desenvolvidas, tendo por base a interação com o tutor e a preparação de uma revisão de conjunto, bem como a análise, apresentação e discussão do estado do conhecimento relativo ao tópico selecionado através da criação de um workshop. A nota final deverá corresponder ao somatório de todas as atividades desenvolvidas individualmente ou em grupo.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 82.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introduction to Research and Medical Literature for Health Professionals: J.. Glenn Forister, J. Dennis Blessing 2019 Editora: Jones & Bartlett Learning; 5a edição (25 março 2019); ISBN-10: 1284153770; ISBN-13: 978-1284153774
  • Introduction to Research Methods 5th Edition: A Practical Guide for Anyone Undertaking a Research Project: Catherine Dawson 2019 ; Editora: Robinson; 5a edição (3 janeiro 2019); ISBN-10 : 1408711052; ISBN-13: 978-1408711057

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre