Currículo

Produtos de Cuidados para o Cabelo e Higiene Pessoal HeCpoC

Contextos

Groupo: Despacho n.º 10704/2022 > 2º Ciclo > Componente Curricular

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC visa fornecer conceitos relativos à estrutura do cabelo e couro cabeludo e as suas principais patologias. Tem como objectivo a aquisição de conhecimentos relativamente ao desenvolvimento, produção, caracterização, controlo físico-químico e microbiológico de produtos de limpeza cutânea e capilar, nomeadamente champôs, condicionadores capilares, sabonetes, sabonetes líquidos, geles de banho, soluções micelares, loções de limpeza, esfoliantes, cremes lavantes, entre outros. De uma forma geral, os estudantes deverão adquirir competências para saber preparar corretamente cosméticos para higiene e cuidados para o cabelo, adotando, em cada situação concreta, procedimentos técnicos adequados, de modo a garantir a obtenção de produtos com qualidade, segurança, eficácia e aceitabilidade e o cumprimento das exigências regulamentares aplicáveis.

Programa

As principais áreas abrangidas nesta UC são: 1) Estrutura do cabelo e couro cabeludo; 2) Fisiologia do ciclo capilar; 3) Tipos de cabelo; 4) Aconselhamento de cosméticos para a higiene da pele e cabelo; 5) Categorias de cosméticos para a higiene e cuidados para o cabelo (champôs, condicionadores capilares, sabonetes, geles de banho, soluções micelares, esfoliantes, descolorantes e colorantes capilares, entre outros); 6) Cosmética capilar: estratégias de veiculação de ingredientes ativos; 7) Matérias-primas com funcionalidades específicas nas várias formulações para cuidados de capilares; 8) Principais problemas que afetam o couro cabeludo e haste capilar – soluções cosméticas propostas, como adjuvantes da terapia. Programa laboratorial: A escolha das preparações a realizar nas aulas laboratoriais procura fornecer aos estudantes, sempre que possível, exemplos de produtos colocados no mercado.

Método de Avaliação

A construção do conhecimento teórico será realizado recorrendo a vídeos relativos a todos os temas acompanhados de documentos de apoio e outros documentos considerados relevantes. A “Fábrica Virtual” é um exercício transversal a todos os temas desta UC e obriga o estudante a refletir acerca do produto cosmético desde os requisitos legais, ao desenvolvimento, ao fabrico, ao controlo da qualidade, até à colocação no mercado. A utilização da ferramenta “MindMapping” vai permitir aos estudantes no decorrer de toda a UC sistematizar e estruturar o conhecimento, promovendo a partilha de ideias e o trabalho colaborativo entre estudantes. A partilha e interação entre os estudantes é realizada através de fóruns de dúvidas e de discussão. A aprendizagem baseada em problemas vai ser utilizada nas aulas laboratoriais (presencial). Assim, o problema a resolver é apresentado em primeiro lugar, o que permite uma aprendizagem que simula, em condições o mais próximo possível, o trabalho real. O modelo de avaliação incorpora elementos de avaliação formativa no contexto da aprendizagem ativa, mais especificamente a “Fábrica Virtual dos cosméticos capilares”. As aprendizagens adquiridas são aplicadas e avaliadas através de quizzes com feedback automático, integrando a explicação científica e documentos adicionais que permitem aos estudantes compreender melhor a solução correta e aprofundar a temática em causa. Nos fóruns a equipa de docentes disponibiliza artigos, notícias e/ou informação de interesse com vista a estimular a partilha de opiniões, de dúvidas, discussão e a consequente construção colaborativa de respostas para os desafios propostos, tanto por parte dos estudantes como dos docentes. Estes fóruns têm tempos de discussão determinados e fixados e têm impacto na avaliação formativa. Todos os elementos da avaliação formativa de natureza individual, entre pares e/ou entre grupos vão contribuir com 40% para a nota final. A avaliação laboratorial vai contribuir com 20% para a nota final. Para além da avaliação contínua (formativa), o aluno terá a oportunidade de realizar, presencialmente nas instalações da FFUL, uma prova escrita na época de exames no final do semestre e que terá uma contribuição de 40% para a nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 93.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cosmetic Formulation: Principles and Practice: Benson, H. A., Roberts, M. S., Leite-Silva, V. R., & Walters, K. (Eds.) 2019 CRC Press.
  • Handbook of detergents, part F: Production (Vol. 142): Zoller, U., & Sosis, P. (Eds.) 2008 CRC Press.
  • Formulating Detergents and Personal Care Products: A Guide to Product Development. AOCS. Showell, M. (Ed.). (2016). Handbook of detergents, part D: formulation (Vol. 128). CRC Press.: Tai, L. H. T. (2000). 2016 . AOCS. Showell, M. (Ed.). (2016). Handbook of detergents, part D: formulation (Vol. 128). CRC Press.
  • Surfactants in personal care products and decorative cosmetics (Vol. 135): Rhein, L. D., Schlossman, M., O'Lenick, A., & Somasundaran, P. (Eds.). (2006). 2006 crc press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre