Currículo

Projeto Translacional PT

Contextos

Groupo: Despacho n.º 10704/2022 > 2º Ciclo > Componente Curricular

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo geral da UC, a decorrer ao longo do 2o semestre, é capacitar o estudante com os conhecimentos necessários à preparação de um determinado projeto de investigação, do seu interesse. Permitirá a aquisição de competências gerais para: 1) avaliar como pode a investigação influenciar as práticas industriais e quais são as principais barreiras da translação da investigação consistente e estruturada; 2) discutir conceitos relacionados com a disseminação e a implementação dos resultados científicos; e 3) escrever um projeto científico: desenho do projeto, investigação básica, desenvolvimento do produto, transposição de escala (do laboratório para a escala industrial) e aplicação da regulamentação em vigor. No final o estudante deverá ser capaz de: i) problematizar e articular a conceção de projetos científicos; ii) refletir sobre as metodologias de trabalho tendo em vista a sua aplicação em situações concretas de investigação na área da cosmética; iii) planear e justificar a operacionalização de um projeto de investigação científica; iv) conceber e fundamentar o design e a operacionalização de um trabalho de projeto atendendo a critérios de inovação científica; v) comunicar conclusões e raciocínios de forma clara e argumentar os seus pontos de vista de modo sustentado. O estudante deverá, ainda, desenvolver aptidões que lhe permitam aplicar estratégias de análise semelhantes, face a áreas científicas diversas, bem como integrar o conhecimento na elaboração de hipóteses, que possam ser testadas experimentalmente, permitindo o avanço do saber.

Programa

Esta unidade curricular é dedicada à clarificação do conceito de projeto em particular no que se refere a projetos no âmbito da investigação científica na área da cosmética. Além disso, apresentam-se os fundamentos da conceção de projetos de investigação, abordam-se os diferentes objetivos, as fases e a previsão/tratamento dos resultados que devem estar presentes num projeto de investigação. Assim, nesta UC o estudante deverá delinear um projeto de investigação sobre um tema científico específico, selecionado pelo aluno com acompanhamento de um tutor. Nesta UC o estudante deverá procurar o problema e terá um período de contacto direto do estudante com uma área científica específica do seu interesse, no âmbito dos conteúdos programáticos do MCA. Este período é seguido pela preparação de um projeto de investigação, selecionado pelo aluno com acompanhamento de um tutor.

Método de Avaliação

A metodologia a adotar assenta em dois vetores fundamentais: estudo individual e trabalho colaborativo. O ensino teórico-prático assíncrono foi selecionado como a metodologia principal. Será utilizada a plataforma LMS para a disponibilizada de fóruns de discussão online e aplicações interativas como por exemplo os “wikis” que vão favorecer a aprendizagem por interação, discussão de ideias e construção conjunta de conhecimento. Este caráter interativo pretende contribuir para uma melhor aprendizagem do estudante, motivando o estudo e despertando o interesse e espírito crítico pelos temas científicos. Mais especificamente, o estudo individual pressupõe que o estudante leia os materiais aconselhados distinguindo aspetos essenciais de aspetos acessórios, numa perspetiva de apreciação crítica e distanciada. Com base no estudo individual, o estudante deverá preparar o seu projeto de investigação de forma a participar ativamente em discussões tematizadas, assíncronas. Essas discussões deverão ser encaradas como uma forma de trabalho colaborativo. Além disso, a UC também terá o acompanhamento tutorial do estudante, pois esta unidade curricular estimula também a interação entre os estudantes, estudante-docente, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas. A avaliação recorre a diversas metodologias, contemplando, sempre que possível, as preferências dos estudantes. Consideram-se na avaliação os conhecimentos adquiridos e as aptidões desenvolvidas, tendo por base a interação com o tutor e a preparação de um projeto de investigação, bem como a análise, apresentação e discussão do projeto e do estado do conhecimento relativo ao tópico selecionado. A nota final deverá corresponder ao somatório de todas as atividades desenvolvidas individualmente ou em grupo.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 82.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Insights on in vitro models for safety and toxicity assessment of cosmetic ingredients. International journal of pharmaceutics: Almeida, A., Sarmento, B., & Rodrigues, F. 2017 2017, 519(1-2), 178-185. https://doi.org/10.1016/j.ijpharm.2017.01.024
  • A mathematical modeling strategy to predict the spreading behavior on skin of sustainable alternatives to personal care emollients: Bom, S., Gouveia, L. F., Pinto, P., Martins, A. M., Ribeiro, H. M., & Marto, J. 2021 Colloids and Surfaces B: Biointerfaces 2021, 205, 111865. https://doi.org/10.1016/j.colsurfb.2021.111865
  • Converting spent coffee grounds into bioactive extracts with potential skin anti-aging and lightening effects: Ribeiro HM, Allegro M, Marto J, Pedras B, Oliveira NG, Paiva A, Barreiros S, Goncalves LM, Simões P. 2018 ACS Sustain Chem Eng. 2018;6(5):6289-6295. Available from: https://doi.org/10.1021/ acssuschemeng.8b00108

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre