Currículo

Terapias Avançadas e Medicina Regenerativa TAeMR

Contextos

Groupo: Despacho n.º 7496/2018 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Optativas > Grupo Opção I

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC irá permitir que os alunos adquiram o conhecimento necessário para compreender o papel crucial das células estaminais na investigação biomédica atual, na medicina personalizada e no desenvolvimento de produtos de terapia avançada para uso humano. O estudante irá compreender a plasticidade das células estaminais e identificar as suas possíveis aplicações terapêuticas na investigação biomédica e biotecnológica. Irá adquirir competências específicas para: 1) descrever as particularidades celulares das células estaminais, incluindo do seu secretoma; 2) identificar diferentes abordagens terapêuticas de regulação desta população de células em investigação biomédica; 3) reconhecer os nichos de células estaminais adultas e a sua possível regulação para fins regenerativos; e 4) elucidar-se acerca das tecnologias emergentes de produção das células estaminais em larga escala para ensaios toxicológicos e farmacológicos. Com base na integração dos conhecimentos teóricos com as diversas metodologias laboratoriais estudadas, o estudante deverá também saber criar estratégias de análise e manipulação das células estaminais para fins terapêuticos.

Programa

O programa inclui o ensino de matérias e metodologias que suportam a aquisição de conceitos sobre a origem e identidade celular das células estaminais, com ênfase nos seus mecanismos de regulação e nas suas aplicações em terapias avançadas na medicina regenerativa e farmacologia. Mais especificamente, abordar-se-ão 1) os diferentes graus de diferenciação das células estaminais e as suas potenciais vias de regulação; 2) as vantagens e desvantagens dos vários tipos de células estaminais em medicina regenerativa e investigação biomédica; 3) o beneficio das células estaminais como ferramentas indispensáveis à compreensão dos mecanismos celulares e moleculares subjacentes a diversas patologias humanas, 4) a vantagem destas células como métodos alternativos à experimentação animal; 5) o impacto da tecnologia das células estaminais na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; e 6) os atuais sistemas de engenharia para o controlo das condições de proliferação e diferenciação das células estaminais em larga escala. Finalmente, serão também contempladas discussões acerca dos problemas sociais relacionados com as implicações bioéticas da utilização das células estaminais para fins terapêuticos.

Método de Avaliação

Organizada em aulas teóricas (T), práticas (P) e laboratoriais (L), a UC estimula a participação e o pensamento crítico dos estudantes de uma maneira dinâmica e cooperativa. As aulas T são também promovidas por oradores convidados e incluem questões informais e miniquestionários individuais. Nas aulas P, são utilizadas técnicas de Jigsaw e estratégias de aprendizagem baseadas em problemas. As aulas L permitem a realização de alguns métodos de análise de regeneração mediada pelas células estaminais (os resultados são discutidos nas aulas P). Por fim, grupos de trabalho devem pesquisar, apresentar e discutir um conceito de terapia avançada para utilização em medicina regenerativa. A apresentação pode ocorrer em diferentes formatos, de acordo com a preferência dos estudantes, incluindo Podcasts, Blogs, entre outros. A classificação final será a média das classificações de assiduidade, miniquestionários, interesse/participação e pensamento crítico (60%) e do trabalho de grupo (40%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 82.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The future of stem cell therapies for Parkinson disease.: Parmar M, Grealish S, Henchcliffe C. 2020 Nat Rev Neurosci. Feb;21(2):103-115. doi: 10.1038/s41583-019-0257-7.
  • Mesenchymal stromal cells: clinical challenges and therapeutic opportunities. Cell Stem Cell.: Galipeau J, Sensébé L. 2018 Cell Stem Jun 1;22(6):824-833. doi: 10.1016/j.stem.2018.05.004.
  • Principals of Regenerative Medicine: Atala, A., Lanza, R., Thomson, J.A., Nerem, R.M. 2010 2nd Edition. Elsevier

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre