Currículo

Sinalização Celular SC

Contextos

Groupo: Despacho n.º 4037/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Optativas > Grupo Opção I

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Capacitar com os conhecimentos necessários à compreensão dos princípios e sistemas de sinalização que coordenam a comunicação entre células eucariotas e com o seu ambiente. Permitir a aquisição de competências específicas para: 1) descrever características e componentes dos processos de proliferação, diferenciação e morte celular, incluindo recetores, mensageiros e efetores; 2) identificar mecanismos celulares e bioquímicos de sinalização e reconhecer o seu papel na adaptação celular ao meio e a estímulos; 3) identificar o papel das diferentes vias de sinalização na fisiologia dos sistemas e conhecer patologias associadas à sua desregulação, como doenças degenerativas, autoimunes e cancro; e 4) identificar abordagens terapêuticas de modulação. O estudante deverá ainda adquirir conhecimentos que lhe permitam aplicar estratégias de análise e manipulação da função celular, bem como integrar os conhecimentos teóricos com as metodologias laboratoriais de estudo das vias de sinalização.

Programa

O programa comporta o ensino de temas específicos, modelos de estudo e métodos experimentais, que servem de suporte à aquisição de conceitos atuais sobre mecanismos e vias de sinalização celular, com ênfase na proliferação, diferenciação e morte celular. Serão abordadas vias de interação e regulação em organismos superiores, na perspetiva da sua aplicação em áreas biomédicas, farmacêuticas e biotecnológicas, seja na compreensão da patogénese de doenças, seja no desenvolvimento de estratégias terapêuticas de modulação. O conteúdo programático engloba o estudo de sistemas de sinalização: 1) características, componentes e mecanismos; 2) bases moleculares de regulação; 3) (pato)fisiologia e tratamento de doenças. O laboratório dedica-se ao estudo experimental de vias de sinalização específicas, incluindo avaliação do destino celular em tecidos conservados, em células de mamífero em cultura e em organitos celulares isolados, bem como a identificação de mecanismos moleculares subjacentes.

Método de Avaliação

As metodologias de ensino utilizadas incluem novas plataformas informáticas e fóruns de discussão online, como complemento das metodologias convencionais. O caráter interativo pretende contribuir para uma melhor aprendizagem, motivando o estudo e despertando o interesse e espírito crítico. Organiza-se em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e laboratoriais e estimula a interação com os estudantes, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas. Sempre que adequado são introduzidos e analisados casos de estudo, com orientação tutorial. São promovidos seminários por convidados. A avaliação recorre a diversas metodologias, se possível, contemplando as preferências dos estudantes. Consideram-se os conhecimentos adquiridos, bem como a prestação nas aulas, tendo por base a preparação de um projeto de investigação, a partir de temas pertinentes disponibilizados no início e a análise e discussão dos resultados experimentais, face ao conhecimento atual.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 82.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Literature Links and Highlights" como incentivo para que os alunos se envolvam com literatura primária e desenvolvam capacidades de pensamento e de leitura crítica: ... ... ...
  • Artigos atuais originais e de revisão: ... ... ...
  • Literature Links and Highlights to encourage students to engage with primary literature and to develop critical thinking and reading skills: ... .... ...
  • Review and original articles: ... ... ...
  • Cell Signalling: Hancock JT. 2010 3rd Ed. Oxford University Press, Oxford
  • Molecular Cell Biology: Lodish H, et al. 2007 6th Ed. WH Freeman & Company, NY
  • Biochemistry of Signal Transduction and Regulation: Krauss G. 2008 4rd Ed. Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA, Weinheim, Germany

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre