Currículo
Neuropatologia e Neurofarmacologia NN
Contextos
Groupo: Despacho n.º 4037/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Optativas > Grupo Opção II
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta unidade curricular o estudante deve: conhecer os eventos que poderão ocasionar o aparecimento de doenças neurodegenerativas e alterações relacionadas com o envelhecimento; compreender os principais mecanismos celulares e moleculares associados à neurodegeneração e à neurotoxicologia; contactar com técnicas de imagiologia para detetar alterações encefálicas; reconhecer abordagens para a descoberta de biomarcadores de doença e de alvos terapêuticos; entender diferentes estratégias para a modulação de alvos terapêuticos, quer por produtos naturais, quer por fármacos; e entender as abordagens utilizadas para o desenho computacional de fármacos. Com os conhecimentos adquiridos, o futuro Mestre em Ciências Biofarmacêuticas deverá adquirir competências específicas que lhe permitam compreender a patogénese de doenças do sistema nervoso, a sua deteção e monitorização, bem como possíveis estratégias para o seu tratamento.
Programa
Alterações neurológicas e neurodegeneração; mecanismos de neurodegeneração: papel do stresse oxidativo, da excitotoxicidade e vias de morte celular; susceptibilidade de diversos tipos celulares à neurodegeneração induzida por diferentes danos; mecanismos envolvidos em doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer, a esclerose lateral amiotrófica, patologias associadas ao movimento e doenças desmielinizantes; neuromodulação por agentes farmacológicos e neuroproteção por produtos naturais; tumores do sistema nervoso e avaliação da suscetibilidade de células de glioma a um fármaco; desenho computacional de fármacos.
Método de Avaliação
A organização da unidade curricular privilegia uma abordagem com uma vertente de ensino magistral complementada por uma pedagogia ativa que dá relevo ao trabalho de grupo e ao debate, sendo organizada em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e laboratoriais. Existe também um espaço de 4 horas para orientação tutorial, que permite a discussão dos trabalhos a desenvolver por cada grupo de alunos. Haverá ainda espaços de seminários/conferências, em que serão convidados investigadores com trabalhos relevantes na área da unidade curricular. A avaliação recorre a diversas metodologias e é centrada na avaliação contínua e na realização de um trabalho final, como seja a preparação de um projeto experimental, a discussão de um artigo científico, ou outro trabalho escrito, sobre um tema selecionado pelo aluno.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 82.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Molecular Neuropharmacology: Nestler, E.J., Hyman, S.E., & Malenka, R.C. 2009 (2nd ed). London: McGraw Hill.
- Principles and Practice of Neuropathology: Nelson, J.S., Mena, H. & Parisi, J.E. 2003 (2nd ed). New York: Oxford University Press
- When it comes to an end: oxidative stress crosstalk with protein aggregation and neuroinflammation induce neurodegeneration: Michalska P, León R. 2020 Antioxidants 2020; 9: 740.
- Biological substrates of addiction.: Joffe ME, Grueter CA, Grueter BA. 2014 Wiley Interdiscip Ver Cogn Sci 2014; 5: 151-171.