Currículo

Fisiopatologia da Neuroinflamação FN

Contextos

Groupo: Despacho n.º 4037/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Optativas > Grupo Opção II

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular (UC) proporciona uma sólida compreensão dos princípios básicos da neuroinflamação e sua relevância para a saúde e a doença. Com esta UC, espera-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre: 1) os mecanismos celulares e moleculares envolvidos nas vias da neuroinflamação; 2) os efeitos benéficos (regulação da homeostasia celular e da resposta inflamatória na saúde) e prejudiciais (desregulação e cronicidade dos processos inflamatórios na doença); 3) a interação do sistema imunológico periférico com o Sistema Nervoso Central (SNC) em situações inflamatórias agudas, crónicas e degenerativas; 4) como se pode intervir terapeuticamente em situações de neuroinflamação; e 5) os métodos experimentais mais atuais de avaliação da neuroinflamação, bem como as suas mais-valias e limitações, sendo capazes de os utilizar, discutir e criticar.

Programa

No ensino Teórico esta UC irá focar as causas, sinais, sintomas e diagnóstico da inflamação no SNC, bem como a forma como se dá o recrutamento e infiltração de leucócitos no encéfalo, ou a comunicação deste com as células neuronais e gliais. Iremos focar a ativação e a heterogeneidade de fenótipos microgliais e tipos de reatividade dos astrócitos por diversos danos/estímulos e infeções. Igualmente crucial será a compreensão de como as células imunitárias periféricas poderão afetar a polarização das células gliais e a funcionalidade dos oligodendrócitos, influenciando os processos de mielinização/desmielinização durante a neuroinflamação. Esta UC focará ainda o papel da inflamação em doenças auto-imunes (i.e. inflamação sistémica nas lesões da matéria branca); os diferentes estadios da neuroinflamação ao longo da progressão das doenças neurodegenerativas ainda incuráveis; e, finalmente, distinguir a sobreativação da microglia e do astrócito na doença crónica, e a incapacidade neuroprotetora/reparativa adquirida durante o envelhecimento. Na componente Prática/Laboratorial iremos abordar: i) a resposta da microglia em culturas puras a diferentes estímulos, focando nos diferentes marcadores de fenótipo da microglia por citometria de fluxo, imunocitoquímica e avaliação da fagocitose; bem como ii) a resposta de modelos mais complexos como culturas organotípicas de cerebelo ou modelos animais a estímulos inflamatórios como por exemplo a desmielinização, focando o processo de desmielinização e reatividade glial, bem como a infiltração das células do sistema imunitário.

Método de Avaliação

A avaliação recorre a diversas metodologias e é centrada na avaliação contínua e na realização de um trabalho final, como seja a preparação de um relatório de descrição e interpretação dos resultados obtidos, um projeto experimental, a discussão de um artigo científico, ou outro trabalho escrito, sobre um tema selecionado pelo aluno.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 82.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Mechanisms of Neuroinflammation: Gonzalo Emiliano Abreu 2017 IntechOpen, 2017 (https://www.intechopen.com/books/mechanisms-of-neuroinflammation)
  • Neuroinflammation: Eds Kettenmann H, Burton GA, Moenning UJ 2013 Springer, 2013
  • Neuroinflammation: Mechanisms and management: Paul L. Wood 2003 , 2nd edition, Ed Paul L. Wood, Springer 2003 (https://link.springer.com/book/10.1007/978-1-59259-297-5#editorsandaffiliations)
  • Neuroinflammation: Alireza Minagar 2018 2nd edition, Elsevier, 2018 (https://www.elsevier.com/books/neuroinflammation/minagar/978-0-12-811709-5).

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre