Currículo
Metodologias de Análise de Dados MAD
Contextos
Groupo: Despacho n.º 4037/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Optativas > Grupo Opção II
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A – Financiamento dos Sistemas de Saúde: pagamento pela produção. Capacidade dos alunos desenvolverem modelos de regressão para descrever indicadores relevantes nesta área, tais como a mortalidade, número de dias de internamento, readmissão. B – Capacidade dos alunos compreenderem as vantagens da mudança do financiamento dos Sistemas de Saúde com base na produção para o modelo centrado no utente. C – Desenvolvimento de competências para analisar, de uma forma crítica, os questionários em Saúde. D – Capacidade de analisar bases de dados provenientes de questionários.
Programa
1- Fee-For-Service (FFS) reimbursement: uma visão geral. Analisar os modelos de regressão mais importantes para descrever os indicadores que descrevem a quantidade de serviço entregue pelos provedores. 2- Modelo de reembolso de saúde baseado em valor: um novo paradigma onde o paciente é o centro do sistema de saúde. O papel crucial dos questionários de saúde. 3- Questionários de saúde para descrever as diferentes dimensões da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (HR-QoL) e Bem-Estar. Analisando os questionários de saúde mais comuns como, por exemplo, SF-36, EQ-5D, WHO-5. 4- Analisar conjuntos de padrões obtidos de questionários de saúde para medir as preferências do paciente. O exemplo do ICHOM. 5- Análise estatística de questionários de saúde. Ênfase é dada à análise não paramétrica devido à natureza ordinal da maioria das escalas de medição.
Método de Avaliação
As aulas teórico-práticas combinam a exposição de matéria téorica, onde são apresentados os modelos, com o respectivo enquadramento prático, com o trabalho laboratorial, onde os alunos resolvem problemas de índole prático, com recurso a packages estatísticos. A matéria teórica é exposta com auxílio com auxílio de slides da autoria dos docentes. Serão convidados oradores (académicos, empresários) de relevância na área para partilharem as suas experiências com os alunos. Devido à natureza aplicada da unidade curricular, fomenta-se a realização de pequenos “workshop” com os alunos, onde eles apresentam e discutem alguns casos de estudo. Para além disso, os alunos têm de desenvolver dois trabalhos práticos, o que inclui a realização dos respectivos relatórios e apresentações orais.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 82.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Statistical Methods in Healthcare. Wiley.: Faltin, F., Kenett, R. and Ruggeri, F. 2012
- International Handbook of Survey Methodology, Wiley Handbooks in Survey Methodology,: De Leeuw, E.D., Hox, J. J., Dillman, D. A. 2008 Taylor & Francis, New York.
- Practical Nonparametric Statistics (3rd edition): Conover, W.J. 1999 John Wiley & Sons, Inc., New York.
- The estimation of a preference-based measure of health from the SF-36,: -Brazier, J., Roberts, J. and Deverill, M. 2002 ournal of Health Economics, 21, 271-292.