Currículo

Barreiras do Encéfalo no Desenvolvimento de Fármacos BEDF

Contextos

Groupo: Despacho n.º 7496/2018 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Optativas > Grupo Opção I

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular (UC) visa fornecer conceitos actuais na área da barreira hematoencefálica (BHE) e das outras barreiras do encéfalo que permitirão ao aluno: (1) conhecer a importância das diversas barreiras para a homeostase do tecido nervoso; (2) refletir sobre o seu papel na patogénese de doenças neurológicas ou consequência das mesmas; (3) identificar as principais aplicações e limitações dos diversos modelos de estudo da BHE; (4) assimilar a importância da bioinformática como ferramenta para a previsão da permeação da BHE; (5) compreender a pertinência de abordagens terapêuticas que permitam o acesso de fármacos ao sistema nervoso central (SNC). Deste modo, o futuro Mestre em Ciências Biofarmacêuticas deverá adquirir competências específicas que lhe permitam desenvolver estratégias com vista à prevenção ou reparação de danos em situações de patologia do SNC.

Programa

As barreiras do encéfalo são estruturas complexas e dinâmicas que protegem o tecido nervoso da entrada de substâncias tóxicas. Contudo, a permeabilidade restrita e seletiva limita a entrada de fármacos no SNC, o que constitui um obstáculo à terapêutica. Nesta UC apresenta-se o estado atual do conhecimento relativamente aos seguintes aspetos: BHE como interface protetora, sua constituição e propriedades; interações funcionais entre as células e moléculas do tecido nervoso e conceito de unidade neurovascular; alterações estruturais e funcionais da BHE em situações patológicas e papel da BHE como causa ou consequência da lesão neurológica; modelos in sílico, in vitro, ex vivo e in vivo para o estudo da BHE; avaliação in sílico da transposição da BHE por fármacos; desenvolvimento de fármacos para o tratamento de patologias do SNC e estratégias terapêuticas para ultrapassar a BHE; outras barreiras: barreira hemato-retiniana e barreira sangue-líquido cérebro-espinhal.

Método de Avaliação

A avaliação recorre a diversas metodologias e é centrada na avaliação contínua e na realização de um trabalho final, como seja a preparação de um projeto experimental, a discussão de um artigo científico, ou outro trabalho escrito, sobre um tema selecionado pelo aluno.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 82.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Establishment of primary cultures of human brain microvascular endothelial cells to provide an in vitro cellular model of the blood-brain barrier. Nat Protoc 2010; 5: 1265-1272.: Bernas MJ et al. 2010 Nat Protoc 2010; 5: 1265-1272.
  • Looking at the blood-brain barrier: molecular anatomy and possible investigation approaches: Cardoso FL, Brites D, Brito MA. 2010 Brain Res Rev 2010; 64: 328-363.
  • Pharmaceutical targeting of the brain: Krizbai IA et al. 2016 Curr Pharm Des 2016; 22: 5442-5462.
  • Brain Barrier and Neurodegenerative Diseases—Modeling with iPSC-Derived Brain Cells: Wu Y-C, Sonninen T-M, Peltonen S, Koistinaho J, Lehtone S. Blood 2021 Int J Mol Sci. 2021, 22, 7710.
  • Multi-targeting approach in glioblastoma using computer-assisted drug discovery tools to overcome the blood-brain barrier and target EGFR/PI3Kp110β signaling: Franco C, Kausar S, Silva MFB, Guedes RC, Falcão AO, Brito MA. 2022 Cancers 2022; 14: 3506.

Secundária

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2018/2019 - 1 Semestre