Currículo
Oncobiologia e Biologia das Células Estaminais OBCE
Contextos
Groupo: Despacho n.º 7496/2018 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Optativas > Grupo Opção II
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Especificação celular, migração, proliferação e morte são os principais mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao aparecimento e desenvolvimento do cancro, ao mesmo tempo em que influenciam a resposta à terapia. A convergência de informação de tecnologias ómicas, como genómica, proteómica e metabolómica, com bioinformática, juntamente com investigação translacionalatual, têm permitido conhecer melhor mecanismos de desenvolvimento de células tumorais, evasão e direcionamento terapêutico. Com base em invetsigação ativa nestas áreas, esta Unidade abrangerá aspetos funcionais de oncogenes, supressores de tumor, genes apoptóticos, miRNAs e outros atores relevantes no cancro, envolvidos no ganho e perda de função, assim como princípios de direcionamento terapêutico no cancro. Os objetivos são: 1) compreender o mecanismo multi-etapa do crescimento de células cancerígenas, desde a função de citocinas e receptores até à multirresistência; 2) explorar os princípios do tratamento do cnacro, desde a quimioterapia, terapia génica, imunoterapia humoral e celular até a vacinação contra tumores; e 3) fornecer informação sobre métodos experimentais para diagnóstico de cancro. Os alunos serão capazes de entender como as abordagens funcionais da biologia de sistemas estão a ser usadas para identificar novos alvos terapêuticos intrínsecos às células tumorais ou no microambiente tmuoral e entender melhor a heterogeneidade do cancro e os mecanismos de resistência, tendo em vista o desenvolvimento da próxima geração de terapias da medicina de precisão no cancro.
Programa
Aulas Teóricas Proliferação e morte, especificação e determinação do destino e migração celular, são mecanismos chave subjacentes ao desenvolvimento de cancro, à sua progressão e resposta à terapêutica. A convergência da genómica, proteómica, RNAómica e bioinformática, com a investigação translacional de ponta, começam a permitir entender como células tumorais conseguem escapar das vias regulatórias, ou como células estaminais podem ser utilizadas em terapêutica. Com base em investigação activa nestas áreas, esta UC cobrirá aspectos funcionais de oncogenes, genes supressores de tumores, genes apoptóticos, microRNAs e outras moléculas, a sua expressão e função no cancro, e a sua modulação terapêutica. Em paralelo, os mecanismos moleculares que regulam o desenvolvimento serão também estudados, desde as vias na génese dos diferentes tecidos e orgãos durante o desenvolvimento, à sua desregulação na doença. Por fim, será dada atenção a áreas emergentes de desenvolvimento de fámacos e biologia de sistemas. Aulas práticas Nas aulas práticas têm como objectivo proporcionar ao aluno a discussão crítica dos conhecimentos teóricos adquiridos, com recurso a seminários, o que lhe permitirá enquadrar o conhecimento adquirido nas suas mais diversas aplicações. Convidados farão seminários de investigação dedicados a tópicos da biologia do cancro e seu tratamento, enquanto a leitura orientado estimulará a discussão em sala de aula. Aulas laboratoriais A componente laboratorial inclui a realização de experiências e técnicas no âmbito do conteúdo programático, incluindo ensaios em células vivas, microscopia e técnicas de ponta em bioquímica e biologia molecular, incluindo xCELLigence e RT-PCR em tempo real.
Método de Avaliação
Estimula a interação com os estudantes, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas, com recurso a metodologias mistas de ensino baseadas em projeto e em equipas, implementando a flipped classroom. Sempre que adequado são introduzidos e analisados casos de estudo; aos alunos é pedido que encontrem solução para os casos. A avaliação recorre também a diversas metodologias e é centrada na avaliação contínua e na realização de um trabalho final, como seja a preparação de um projeto experimental, a discussão de um artigo científico, ou outro trabalho escrito, sobre um tema selecionado pelo aluno. A Classificação Final da Unidade Curricular é o resultado da classificação de avaliação contínua (40%) e do trabalho final (60%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 82.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cellular Signal Processing – An Introduction to the Molecular Mechanisms of Signal Transduction. Garland Science (Taylor & Francis), 2nd Edition (2017), 656 pages, 483 color illustrations. ISBN 9780815345343. Supporting textbook for further speciality reading.: Marks F, Klingmüller U, Müller-Decker K. 2017 Garland Science (Taylor & Francis), 2nd Edition (2017), 656 pages, 483 color illustrations. ISBN 9780815345343. Supporting textbook for further speciality reading.
- The Biology of Cancer, Second Edition. New York: Garland Science, 2013. Main textbook for the course. Supporting textbook including for revision of preliminary requirements.: Weinberg, Robert A. 2013 Main textbook for the course. Supporting textbook including for revision of preliminary requirements.
- Hallmarks of cancer: the next generation.: Hanahan D, Weinberg RA. 2011 Cell. 2011; 144(5):646-74. Essencial paper for further basic reading.
- Trabalhos de investigação selecionados, incluindo artigos científicos e materiais entregues durante o curso/Assigned research papers, including scientific articles, and material handouts delivered during the course.: .... ....
- Scientific papers selected according to the themes: ... ... ...
- The Biology of Cancer: Robert Weinberg ... Garland Science. ISBN-13: 978-0815340782
- Developmental Biology: Scott F. Gilbert ... Sinauer Associates Inc. ISBN-13: 978-0878933716