Disciplina Curricular
Introdução à Descoberta de Fármacos IDF
Mestrado Bolonha em Química Medicinal e Biofarmacêutica - Despacho n.º 3505/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3505/2019 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular de Introdução à Descoberta de Fármacos tem como principal objetivo fornecer ao aluno os conhecimentos e competências básicas necessárias aos químicos farmacêuticos e terapêuticos para intervirem nos modernos processos de descoberta de novos fármacos. Assim, serão abordados os conceitos básicos de farmacodinâmica e farmacocinética, nomeadamente, os conceitos associados às interações fármaco-alvo terapêutico e avaliação do seu efeito; e os parâmetros moleculares e mecanismos químicos envolvidos na absorção, metabolização, excreção e toxicidade de fármacos. A aquisição destes conhecimentos é fundamental para que o estudante possa compreender os tópicos desenvolvidos nas UCs de “Desenho de Fármacos” e “Tópicos Avançados em Desenho de Fármacos”.
Programa
1. Introdução ao processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos. 2. Princípios de farmacodinâmica Interação fármaco-alvo: considerações gerais; alvos terapêuticos: estrutura e funcionamento. Mecanismo molecular de ação dos fármacos: agonista vs antagonista; princípios gerais no desenho de agonistas e antagonistas. 3. Medida dos efeitos dos fármacos Conceitos básicos: afinidade, eficácia e potência; métodos bioquímicos e biofísicos para avaliar a interação com o alvo; ensaios fenotípicos e funcionais. Estudos ex-vivo e in-vivo 4. Introdução à farmacocinética Absorção, distribuição, metabolismo, excreção (ADME) de fármacos Metabolismo de Fase I e II. Propriedades moleculares que afetam a farmacocinética.
Métodos de ensino e avaliação
Esta UC adota uma metodologia de ensino presencial e aprendizagem ativa. As atividades educativas repartem-se por aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas os conteúdos programáticos são apresentados recorrendo à projeção de diapositivos como material de apoio. As aulas práticas acompanham no tempo e em conteúdos as aulas teóricas e dividem-se em atividades de resolução de problemas e discussão de artigos científicos. Para a aquisição das competências propostas, para além das 30 horas de contacto com o docente, é necessário um envolvimento do aluno (110 horas) no processo individual de pesquisa e aprendizagem. A avaliação da aprendizagem é feita através da avaliação das competências adquiridas em prova escrita individual, contando 75% para a nota final. Os restantes 25% proveem de uma avaliação contínua do desempenho na componente de ensino-aprendizagem prático.