Disciplina Curricular
Produtos Naturais na Descoberta de Fármacos PNDF
Mestrado Bolonha em Química Medicinal e Biofarmacêutica - Despacho n.º 3505/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3505/2019 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta unidade curricular é proporcionar um conhecimento aprofundado e promover a capacidade de reflexão crítica sobre a utilização dos produtos naturais na descoberta, desenvolvimento e produção de novos agentes terapêuticos. Assim, no final desta unidade o estudante deverá ser capaz de: i) descrever o potencial dos produtos naturais como fonte de fármacos inovadores; ii) enumerar, selecionar, e aplicar as diversas estratégias e metodologias conducentes à descoberta de novos compostos com potencial aplicação terapêutica; iii) reconhecer a classe ou subclasse química a que pertence um determinado composto natural através da análise da sua estrutura química e com base no conhecimento das vias de biossíntese; iv) relacionar a estrutura química de um metabolito secundário com a sua potencial aplicação terapêutica ou toxicidade.
Programa
Módulo I – Descoberta de novos fármacos a partir de fontes naturais. Perspetiva histórica. Potencial inovador e espaço químico dos produtos naturais. Estratégias de pesquisa de novos compostos naturais bioativos. Estratégias químicas de descoberta e otimização de novos fármacos a partir de quimiótipos naturais. Módulo II – Introdução à biossíntese. Engenharia biossintética na descoberta, desenvolvimento e produção de fármacos. Metabolismo primário e secundário. Mecanismos químicos das reações biossintéticas. Módulo III – Metabolitos secundários com potencial aplicação terapêutica. Poliacetatos aromáticos, terpenoides e alguns esteroides, derivados do ácido xiquímico e alcaloides: vias biossintéticas; relações estrutura-atividade; derivados de síntese como prova da estrutura do farmacóforo.
Métodos de ensino e avaliação
Esta UC adota uma metodologia de ensino presencial e aprendizagem ativa. O ensino teórico é baseado em aulas expositivas e apoiadas em meios textuais e audiovisuais. As aulas teórico-práticas acompanham no tempo e em conteúdos as aulas teóricas e dividem-se em atividades de resolução de exercícios, seminários, e casos de estudo apresentados pelos estudantes sobre produtos naturais que estão na base do desenvolvimento de fármacos. A avaliação final resulta da ponderação da avaliação teórica em prova/provas escritas individuais (60%) e da avaliação contínua (40% - trabalho escrito / apresentação oral de casos de estudo, participação em aula, participação em fóruns de discussão nos seminários).