Disciplina Curricular
Desenho de Fármacos DFarma
Mestrado Bolonha em Química Medicinal e Biofarmacêutica - Despacho n.º 3505/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3505/2019 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular de Desenho de Fármacos tem como principais objetivos fornecer ao aluno as competências e conhecimentos básicos a nível de conceitos, metodologias e tecnologias empregues na descoberta e desenho de fármacos. Deste modo, serão abordadas diferentes estratégias de desenvolvimento de pequenas moléculas farmacologicamente ativas que são relevantes nos contextos académico e de indústria farmacêutica. No final do curso, o aluno deverá ter adquirido aptidões nos campos de reconhecimento molecular e métodos de avaliação biológica. Em particular, o aluno deverá estar familiarizado com diferentes tecnologias de desenho de bibliotecas químicas, incluindo química combinatória, com base em fragmento e métodos computacionais. Os conceitos adquiridos serão relevantes não só num contexto alargado do plano de estudos, mas também no futuro profissional.
Programa
1. Como gerar estruturas bioativas Serendipidade e desenho racional (baseado em ligando ou alvo terapêutico, me too, otimização de efeitos secundários (SOSA). Observação de efeitos. Produtos naturais e pseudo-produtos naturais. Química combinatória. Desenho de fármacos baseado em fragmentos. Rastreios em larga escala ou focados. Construção de bibliotecas. Design de novo, repurposing e machine learning. 2. Explorar as relações estrutura-atividade Variações homólogas, isósteros e bio-isósteros, modificações em anéis, restrições conformacionais. Relações quantitativas estrutura-atividade (QSAR). Análise quantitativa e desenho compostos congéneres. Métodos semi-quantitativos. 3D-QSAR. Docking molecular e screening de farmacóforo. Scaffold hops e quimioinformática, machine learning. 3. Modulação da farmacocinética Pró-fármacos e soft-drugs. Optimização de fármacos. 4. Desenho de fármacos com base na estrutura do alvo Inibidores reversíveis e irreversíveis e análogos do estado de transição. Desenho de inibidores baseados no mecanismo (suicidas). Novas Modalidades. PROTACS e similares
Métodos de ensino e avaliação
Esta UC adota metodologias de ensino presencial e aprendizagem ativa. As atividades educativas repartem-se por aulas teóricas (30 h) e aulas teórico-práticas (15 h). Nas aulas teóricas os conteúdos programáticos são apresentados recorrendo à projeção de diapositivos como material de apoio. As aulas teórico-práticas são organizadas em seminários onde os alunos apresentam em grupos de 2 e discutem um artigo científico. Existem ainda aulas para resolução de exemplos práticos. Para a aquisição das competências propostas, para além das 45 horas de contacto com o docente, é necessário um envolvimento dos alunos (110 horas) no processo individual de pesquisa e aprendizagem. A avaliação da aprendizagem é feita através da avaliação das competências adquiridas através da apresentação e discussão dos artigos (30% para a nota final). Os restantes 70% proveem de uma avaliação em exame final.