Disciplina Curricular
Bioconjugação e Biofármacos BBio
Mestrado Bolonha em Química Medicinal e Biofarmacêutica - Despacho n.º 3505/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3505/2019 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta disciplina serão ministrados os mais recentes avanços da Química Biológica que permitem a funcionalização de biomoléculas como proteínas ou oligonucleotídeos. Neste contexto, para além da química orgânica avançada, serão estudadas as aplicações destas novas ferramentas na criação de bioconjugados funcionais e as técnicas analíticas (espectrometria de massa e RMN) mais utilizadas na sua caracterização. Com os conteúdos a seguir descritos, pretende-se que os alunos que frequentem esta disciplina adquiram os conhecimentos necessários para operar na interface da química orgânica-biologia, nomeadamente que ganhem competências na utilização de técnicas avançadas de química orgânica e na manipulação (caracterização e avaliação) de sistemas biológicos.
Programa
1º Capítulo - Introdução à Química Biológica 2º Capítulo - Modificação de proteínas com moléculas orgânicas 3º Capítulo - Funcionalização química de proteínas In vivo 4º Capítulo - Aplicação da Química biológica na síntese de bioconjugados com 5º Capítulo - Modificação de oligonucleotídeos com moléculas orgânicas 6º Capítulo – Introdução aos análogos de oligonucleotídos e aplicações terapêuticas. 7º Capítulo - Estratégias analíticas para Química Biológica 8º Capítulo – Seminários individuais apresentados pelos alunos sobre tópicos de Química Biológica Ensino Prático: Resolução de exercícios de química orgânica com ênfase na elucidação de mecanismos reaccionais e discussão sobre condições reaccionais das transformações utilizadas em bio-conjugação. Análise e discussão sobre conjugados reportados na literatura especializada. Exercícios sobre elucidação estrutural de moléculas orgânicas e proteínas tendo por base espectrometria de massa espectroscopia de ressonância magnética nuclear
Métodos de ensino e avaliação
A UC tem 5 ECT, é uma disciplina semestral opcional e vai exigir uma média de 4 horas de trabalho por semana (horas-aula e tempo de estudo autónomo). Tem por semana 2 horas teóricas e 1 hora de aula prática. Os conceitos teóricos serão apresentados no decorrer das aulas teóricas sendo estes sempre suportados pela discussão de casos práticos. A consolidação das competências adquiridas será feita no decorrer das aulas práticas, nas quais serão resolvidos exercícios e discutidos exemplos recentes da literatura especializada selecionados pelo docente. Os alunos terão um exame escrito final (ou 2 testes), com o qual serão avaliados todos os tópicos apresentados no decorrer do curso. O exame valoriza 60% da nota final. No final do semestre cada aluno apresentará um seminário se 20 min. sobre exemplos de aplicação da química biológica, tendo este seminário o objetivo de sedimentar e integrar os conhecimentos adquiridos na disciplina. Este seminário valoriza 40 % da nota final.