Disciplina Curricular

Estabilidade de Fármacos EFarm

Mestrado Bolonha em Química Medicinal e Biofarmacêutica - Despacho n.º 3505/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3505/2019 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da frequência da Unidade Curricular (UC) o aluno deverá: - Prever as principais vias de decomposição dum fármaco de acordo com os grupos funcionais presentes, usando uma aproximação mecanística. - Demonstrar compreensão dos princípios de cinética química e da sua aplicação no contexto da estabilidade de medicamentos. - Reconhecer e analisar problemas relacionados com a estabilidade de compostos e propor estratégias para a solução desses problemas. - Saber delinear estudos para determinar a reatividade intrínseca de compostos em diferentes meios aquosos e valores de pH. - Analisar dados experimentais para determinar os tempos de semi-vida e períodos de re-análise de princípios ativos. - Planear protocolos de estudo de estabilidade durante o desenvolvimento de um medicamento.

Programa

A UC pretende fornecer ao aluno conhecimentos avançados dos estudos da estabilidade de medicamentos com especial ênfase nos princípios ativos. Ensino teórico: - Estudo da estabilidade no processo de desenvolvimento de fármacos. - Principais vias de degradação de fármacos em solução e no estado sólido. - Análise detalhada dos princípios de cinética química essenciais para estes estudos: reações simples e complexas; catálise ácido-base e perfis de pH-velocidade; efeito da temperatura e determinação do período de re-análise. - Métodos experimentais e validação. - Aspetos regulamentares dos estudos de estabilidade. Ensino prático: aplicação dos conceitos teóricos na resolução de exercícios. Apresentação e discussão de artigos científicos. Estudo de estabilidade de fármacos no contexto das agências do medicamento.

Métodos de ensino e avaliação

A UC tem 2 horas semanais (1 h teórica e 1 h prática). Nas aulas teóricas os tópicos são abordados em palestras estimulando a interação dos alunos, colocando sempre que possível, exemplos práticos de aplicação das matérias lecionadas. As aulas práticas destinam-se essencialmente a permitir a aplicação dos conceitos aprendidos nas aulas teóricas, através da resolução de exercícios facultados previamente aos alunos. Para complementar a formação prática, serão discutidos artigos científicos originais sobre o estudo da estabilidade de fármacos. Os alunos terão contacto com especialistas da entidade reguladora (INFARMED) para que tenham uma perspectiva da aplicação das matérias lecionadas. Avaliação: exame escrito final, sobre a matéria lecionada nas aulas teóricas. Para obter aproveitamento o aluno deve obter pelo menos 9,5/20 valores. Avaliação final: Resultado do exame (75%); resolução de exercícios e discussão de artigos científicos durante as aulas práticas (25%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre