Disciplina Curricular
Tópicos Avançados na Descoberta de Fármacos TADF
Mestrado Bolonha em Química Medicinal e Biofarmacêutica - Despacho n.º 3505/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3505/2019 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que ao concluir esta unidade curricular (UC) e para os vários grupos terapêuticos lecionados os estudantes sejam capazes de: Na parte teórica: 1. Compreender o mecanismo molecular de ação dos fármacos e relacioná-lo com o alvo molecular; 2. Descrever qualitativamente as relações estrutura- atividade. Perceber quais os grupos substituintes que melhoram a relação estrutura-atividade e porquê; 3. Explicar como as propriedades químicas fundamentais dos fármacos afetam a atividade farmacológica, absorção, distribuição, metabolismo, excreção e toxicidade; 4. Explicar como o químico medicinal modifica a estrutura da molécula de modo a transformá-la em medicamentos comercializáveis e como esses princípios podem ser aplicados no desenvolvimento de novos compostos; Na parte prática: 5. Demonstrar capacidade para analisar problemas de Química Medicinal (case studies) e comunicar ciência na forma oral através da apresentação de artigos recentes dedicados aos temas lecionados nas aulas teóricas; No Laboratório: 6. Demonstrar capacidade para sintetizar, purificar e caraterizar compostos com atividade farmacológica em laboratório.
Programa
I. ANTITUMORAIS Inibidores enzimáticos como agentes quimioterápicos: Inibidores da transdução de sinal. Transdução de sinal e enzimas envolvidas. Aplicação terapêutica da sua inibição. Inibidores das cinases. Caraterísticas estruturais e funcionais das cinases: sítio de ligação do ATP e mecanismo de catálise. Inibidores do sítio de ligação do ATP e relação entre a estrutura do inibidor e o ATP: 4-anilinoquinazolinas, 2- anilinoquinazolinas e outros. Ácidos nucleicos como alvos terapêuticos e desenho de agentes antitumorais: Fármacos alquilantes, intercalantes, fármacos que cindem a cadeia de ADN. II. DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS (PARKINSON E ALZHEIMER) E SEUS ALVOS TERAPÊUTICOS Neuropatias: doenças de Alzheimer e de Parkinson. Pró-fármacos da dopamina. Inibidores da COMT e das MAO. Agonistas da dopamina. Inibidores da acetilcolinesterase: inibidores reversíveis, irreversíveis e suicidas. III. AGENTES ANTI- E PRÓ-APOPTÓTICOS Apoptose. Desregulação da apoptose. Vias da apoptose. Recetores de morte, estrutura e função. Caspases, estrutura e função. Bcl-2 estrutura e função. Inibição da apoptose. Neuroproteção. Moduladores da apoptose. Desenho de inibidores das caspases. Antagonistas das Bcl2. Moduladores do p53. IV. AGENTES ANT-INFECCIOSOS Fármacos antivirais: Introdução. Fármacos antivirais contra vírus a ADN: Inibidores da polimerase do ADN viral. Fármacos antivirais contra vírus a ARN. Terapia contra o VIH: Inibidores da transcriptase reversa; Inibidores da protease viral. Terapia contra o vírus da gripe: Disruptores de canais iónicos; Inibidores da neuraminidase. Antiparasitários – Agentes antimaláricos Introdução: Ciclo de vida do parasita e alvos para o tratamento e profilaxia da malária. Aminoquinolinas e amino-álcoois. Artemisinina e peróxidos sintéticos. Antifolatos. Novos alvos terapêuticos.
Métodos de ensino e avaliação
A UC é composta por componente teórica (T), laboratorial (L) e prática (P). Componente teórica: os tópicos são apresentados em palestras. Prática: no início do semestre é dado aos alunos um conjunto de problemas sobre os temas estudados nas aulas teóricas. Adicionalmente os alunos analisam e apresentam oralmente um artigo relacionado com os tópicos lecionados na UC e previamente fornecido aos alunos. Laboratório: são efetuadas sínteses de compostos com interesse terapêutico. A avaliação da UC é feita no final do semestre através de um exame escrito sobre a matéria teórica (T). A componente de avaliação prática (P) resulta maioritariamente da apresentação oral dos artigos científicos. A avaliação de laboratório é feita através de um relatório escrito. A pontuação final do aluno será igual a: (T x 0,65) + (P x 0,25) + (L x 0,10)