Métodos de Ensino e Avaliações

Promove-se a interação com os estudantes, a sua integração e o trabalho em equipa, com recurso a metodologias mistas de ensino baseadas em projeto e uso da flipped classroom. Sempre que adequado são introduzidos e analisados casos de estudo; sendo os alunos desafiados a encontrar soluções. A classificação quantitativa final de Bioquímica II é calculada através da ponderação de 50% da componente teórica e 50% da componente prática-laboratorial, com nota ≥ 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação. A avaliação teórica consiste em dois testes integrados, com situações problemáticas, que avaliam tanto os conhecimentos como a capacidade de raciocínio crítico. Esta abordagem permite aferir os conhecimentos factuais, mas também a compreensão integrada dos conteúdos. Para obter aprovação na componente teórica, a média das classificações dos dois testes deve ser ≥ 9,5 valores, independentemente da nota obtida em cada teste isoladamente. A avaliação prática-laboratorial tem um peso de 50% e resulta de 25% do desempenho contínuo nas aulas (aplicação dos conhecimentos para resolução de problemas, rigor experimental, interesse e motivação, segurança, assiduidade e pontualidade), 25% de questões-aula individuais para aferição de conhecimentos e de 50% da apresentação e discussão, em grupo, de um dos temas laboratoriais realizados ao longo do semestre.