Métodos de Ensino e Avaliações

Estimula a interação com os estudantes, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas, com recurso a metodologias mistas de ensino baseadas em projeto e em equipas, implementando a flipped classroom. Sempre que adequado são introduzidos e analisados casos de estudo; aos alunos é pedido que encontrem solução para os casos. A avaliação teórica consiste em dois testes integrados, com situações problemáticas, em que o aluno é chamado a demonstrar conhecimentos e aptidões de raciocínio crítico na resolução dos problemas. Esta avaliação permite aferir, não só os conhecimentos factuais, mas também a capacidade de compreensão interligada do conhecimento nos vários capítulos. A componente prática-laboratorial é avaliada continuamente, através do desempenho nas aulas (capacidade de utilização dos conhecimentos para resolução de problemas, rigor na execução dos procedimentos experimentais, interesse e motivação, segurança, assiduidade e pontualidade) e de um relatório em grupo, em formato de artigo, acompanhado de um meio de divulgação (vídeo, podcast, resumo gráfico), mais pequenos testes individuais e em grupo para aferição de conhecimentos.