Sumários
DM aplicados em Dermatologia
25 Outubro 2018, 14:00 • Helena Margarida de Oliveira Marques Ribeiro
Parte I – Dispositivos Médicos em Dermatologia (Prof. Helena Ribeiro)
Fisiologia da pele. Funções da pele
Feridas
Noções de DM aplicados em feridas (pensos, suturas, etc)
Pé diabético.
Diferença entre cosmético e dispositivo médico
DM aplicados em Medicina estética.
Parte II - Atividade realizada por um Grupo de alunos.
Enquadramento regulamentar
18 Outubro 2018, 14:00 • Helena Margarida de Oliveira Marques Ribeiro
Enquadramento regulamentar de DM e DIV na Europa.
Aspetos Biológicos. Biocompatibilidade. Inflamação, Infeçao. Biodegradação.
11 Outubro 2018, 14:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
1ª parte
1.Definição. Toxicidade e desempenho funcional. Identificação dos fatores de que depende a biocompatibilidade e diferentes tipos de efeitos (locais, regionais, sistémicos). Interaçao biomaterial-proteina. Fatores que influenciam adsorção de proteínas nas superfícies.
2.Efeitos do implante no hospedeiro.
Inflamação (sequência de eventos: lesão, inflamação aguda e crónica, formação de tecido granular, reação ao corpo estranho e fibrose. Identificação do tipo de células e mediadores celulares envolvidos. Irritação. Infeção.
3.Biodegradação.
Definição do conceito e variáveis. Meio biológico: dificuldade na definição e caracterização. Identificação das variáveis: composição, pH, temperatura.
Causas da biodegradação (fatores físicos e biológicos). Mecanismos envolvidos (adsorção, absorção, lixiviação, “swelling”). Exemplos de biodegradação nas diferentes classes de biomateriais. Referência a alguns casos.
2ª parte
Normas para avaliação da biocompatibilidade. Ensaios biológicos (in vitro e in vivo). Exemplos práticos de biocompatibilidade (in vitro).
Norma "Guidelines" internacionais (ISO, ASTM, AFNOR, FDA, USP/NP). Nacionais (Norma Portuguesa, Decreto-Lei nº 145/2009).EN ISO 10993.
Case study: estudo clínico de uma apps.
Análise crítica da avaliação de biocompatibilidade em artigos científicos.
A aula teve a colaboração da Prof. Lidia Gonçalves (FFULisboa).
Ciências dos Biomateriais. Evolução. Conceitos.
4 Outubro 2018, 14:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
Evolução tecnológica dos biomateriais e dispositivos. As diferentes épocas: 1ª geração: pré-história à 2ª Guerra Mundial; 2ª geração (pós 2ª Guerra Mundial, época do cirurgião herói), uso de materiais estruturais; 3ª geração, a partir de 1960, materiais com características específicas; 4ª geração: biomimética e engenharia de tecidos; novas tecnologias em saúde (e-health).
Generalidades, terminologia e evolução dos conceitos: biomaterial, dispositivo médico (variedade, finalidade), implante. Classes de dispositivos médicos. Exemplos.
Classes de biomateriais. Tipos de classificação (biológica, química). Biomateriais poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos. Vantagens e desvantagens. Aplicações biomédicas.
Biomateriais e “drug delivery”.
Quizz.
2ª parte: atividades e-learning (plataforma Moodle, glossário e Twitter)
Formação de grupos de trabalho. Critérios de classificação.
Observação de vários biomateriais e dispositivos médicos. Preenchimento de ficha de trabalho.
Evolução tecnológica dos biomateriais e dispositivos. As diferentes épocas: 1ª geração: pré-história à 2ª Guerra Mundial; 2ª geração (pós 2ª Guerra Mundial, época do cirurgião herói), uso de materiais estruturais; 3ª geração, a partir de 1960, materiais com características específicas; 4ª geração: biomimética e engenharia de tecidos; novas tecnologias em saúde (e-health).
Generalidades, terminologia e evolução dos conceitos: biomaterial, dispositivo médico (variedade, finalidade), implante. Classes de dispositivos médicos. Exemplos.
Classes de biomateriais. Tipos de classificação (biológica, química). Biomateriais poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos. Vantagens e desvantagens. Aplicações biomédicas.
Biomateriais e “drug delivery”.
Quizz.
2ª parte: teórico-prático
Atividades e-learning (plataforma Moodle, glossário e Twitter)
Formação de grupos de trabalho. Critérios de classificação.
Observação de vários biomateriais e dispositivos médicos. Preenchimento de ficha de trabalho.
Apresentação. Docentes. A UC. Funcionamento. Uma empresa de dispositivos médicos: B-BRaun
27 Setembro 2018, 14:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
1.Informações: Docentes; organização da UC (calendarização, regras na sala de aula).
2.Análise e discussão do programa da UC: objetivos gerais e específicos (competências e conhecimentos a adquirir pelos alunos), metodologias de ensino (incluindo avaliação). Pertinência da UC nos planos curriculares e perfil de saída dos alunos.
3.Introdução à UC. O que são biomateriais e dispositivos médicos. Interdisciplinaridade. Desafios societais. Etica. Inovação. Intervenção do farmacêutico no circuito dos Dispositivos Médicos.
4. Seminário: B-Braun. Apresentação da empresa pela Dra. Salete Silva e Dr. Gonçalo Marques da Direção Técnica de Assuntos Regulamentares. A empresa (área de negócio, intervenção dos profissionais, ação social). Testemunho de um antigo aluno da UC.