Métodos de Ensino e Avaliações

Na UC há uma alternância entre momentos expositivos e de participação ativa dos alunos. Estes últimos traduzem-se, por exemplo, na discussão em grupo de temas propostos na sala de aula e na resposta a questionários através de ferramentas de interação digital (p. ex. mentimeter). A avaliação de conhecimentos e de competências é efetuada através da utilização de diferentes ferramentas de avaliação que incluem: a) Avaliação contínua que considera a assiduidade, participação, interesse nas atividades propostas, resposta a questionários durante o tempo letivo (25 %). b) Avaliação individual explorando conteúdos/aprendizagens através de apresentações orais (p.ex. pitch) e de um trabalho de síntese escrito (30 %). c) Avaliação individual relacionada com a participação numa atividade livre no âmbito da temática da UC (10 %). d) Avaliação em grupo através de atividades propostas durante o tempo letivo (p.ex. debates, revisão por pares, aprendizagem colaborativa, ceticismo informático). A classificação final é a média ponderada relativa a avaliação individual (65 %) e a avaliação em grupo (35 %).