Métodos de Ensino e Avaliações

Na UC há uma alternância entre momentos expositivos e de participação ativa dos alunos. Estes últimos traduzem-se, por exemplo, na discussão em grupo de temas propostos na sala de aula e na resposta a questionários através de ferramentas de aprendizagem ativa (p. ex. mentimeter, think pair chair). A avaliação de conhecimentos e de competências inclui: a) Avaliação contínua, tem em conta a assiduidade, a participação e o interesse demonstrado nas atividades propostas (15 %). b) Avaliação individual através da entrega de um trabalho escrito, relacionado com a participação numa atividade livre no âmbito da temática da UC (10 %). c) Avaliação individual mediante a realização de duas apresentações orais: uma em formato Power Point (15%) e outra em vídeo (25%), explorando os conteúdos e aprendizagens da UC. d) Avaliação em grupo, através da participação de atividades propostas durante o tempo letivo (p.ex. debates, revisão por pares, aprendizagem colaborativa, ceticismo informático; síntese de seminários) (35%). A classificação final corresponde à média ponderada relativa da avaliação individual (65 %) e da avaliação em grupo (35 %).