Métodos de Ensino e Avaliações

No ensino teórico, e utilizando uma metodologia de exposição que se pretende interativa, são apresentados os conceitos e os conhecimentos associados aos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta farmacológica resultante da interação fármaco-recetor ao nível dos diferentes sistemas de órgãos previstos abordar na unidade curricular. As aulas práticas integram e aplicam os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e são dedicadas à análise e interpretação de alguns tópicos específicos fundamentais para o desenvolvimento de competências identificadas nos objetivos da aprendizagem. A avaliação ao nível do ensino teórico é feita com exame escrito realizado no final do semestre. Os alunos apenas serão considerados como aprovados à unidade curricular se no exame teórico obtiverem uma classificação ≥ 9,5 valores. A metodologia de avaliação do ensino prático inclui: (i) avaliação escrita (questões sobre o ensino prático com a ponderação de 25% da nota final da unidade curricular) e (ii) avaliação resultante da apresentação oral do trabalho referido no programa do ensino prático e proposto pelos docentes da unidade curricular (representa 15% do valor total da avaliação à unidade curricular). Para que o aluno se possa apresentar a exame teórico terá de ter aprovação na componente prática (classificação ≥ 9,5 valores). Deste modo, a avaliação final da unidade curricular inclui 60% do ensino teórico e 40% do ensino prático. Ao inscrever-se e frequentar esta unidade curricular, o aluno compromete-se por sua honra a cumprir o código de conduta académica da Universidade e a realizar individualmente todos os momentos de avaliação solicitados pelo docente.