Métodos de Ensino e Avaliações
No ensino teórico, e utilizando uma metodologia de exposição que se pretende interativa, são apresentados os conceitos e os conhecimentos associados aos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta farmacológica resultante da interação fármaco-recetor ao nível dos diferentes sistemas de órgãos previstos no conteúdo programático desta unidade curricular. O ensino teórico será complementado com sessões práticas para análise/resolução de problemas concretos e de alguns tópicos específicos fundamentais para o desenvolvimento de competências identificadas nos objetivos da aprendizagem. Serão utilizadas ferramentas como Moodle, Google Drive, recursos do Teams/Zoom. A metodologia de avaliação do ensino prático é contínua e tem por base a capacidade de resolução e discussão dos casos/problemas e resultados experimentais apresentados bem como a utilização da linguagem técnico/científica adequada e ainda avaliação resultante da apresentação oral do trabalho referido no programa do ensino prático e proposto pelos docentes da unidade curricular. A aprovação da componente prática é obrigatória, para que o aluno se possa apresentar ao exame final, contribuindo 30% para a nota final. A aferição dos conhecimentos adquiridos consiste na realização de exame escrito no final do semestre. Os alunos apenas serão considerados como aprovados à unidade curricular se no exame final obtiverem uma classificação ≥ 9,5 valores (em 20). Aos alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (trabalhador-estudante, atletas, etc.) aplicam-se as normas definidas no Regulamento Pedagógico, estando dispensados da presença nas aulas práticas, mas não estando dispensados das várias componentes de avaliação, a realizar ao mesmo tempo dos restantes colegas do regime geral.