Métodos de Ensino e Avaliações
O ensino/aprendizagem processa-se através da integração do ensino teórico com a realização em grupo de casos clínicos, bem como a análise crítica de artigos científicos e guidelines terapêuticas. As aulas teóricas e práticas serão lecionadas de acordo com as diferentes tecnologias disponíveis, e irão requerer uma participação ativa dos alunos na resolução de situações reais utilizando as competências adquiridas pelo grupo na resolução de casos. As metodologias pedagógicas a utilizar nesta unidade curricular incluem os modelos de flipped classroom e Problem Based Learning nas aulas práticas e de exposição magistral nas aulas teóricas. A avaliação do ensino prático é contínua e através da preparação semanal dos casos práticos. O ensino prático contribui para 50% da nota final (10 valores). Destes 50%, 5% correspondem ao desempenho na preparação e elaboração dos trabalhos e são avaliados por heteroavaliação e os restantes 45% correspondem à avaliação ponderada do desempenho global e englobam a nota do trabalho de grupo (sendo ponderada a contribuição efetiva do aluno para os trabalhos apresentados avaliada pela heteroavaliação) e a participação nas aulas. O exame teórico final escrito de 50% para a nota final (10 valores). Aviso importante: A frequência com aproveitamento das unidades curriculares de Farmacologia e Farmacoterapia I é absolutamente necessária para a unidade curricular de Farmacoterapia II. No caso de não terem frequentado as unidades curriculares de Farmacologia I e II e Farmacoterapia I, a frequência da unidade curricular de Farmacoterapia II é fortemente desencorajada.