Embalagem e Material de Acondicionamento (conclusão)
19 Dezembro 2017, 15:00 • António José Leitão das Neves Almeida
Borracha e elastómeros. Propriedades (elasticidade e plasticidade). Borracha natural e borracha sintética. Composição química e implicações na qualidade da borracha. Vantagens e inconvenientes da borracha. Processo de preparação: vulcanização. Aditivos e respectivo impacto na qualidade da borracha. Adsorção, absorção e cedência de constituintes da borracha: impacto na qualidade do medicamento. Ensaios das rolhas de borracha.
Elastómeros de silicone: composição e utilização como material de preparação de rolhas e de siliconagem de rolhas de borracha sintética.
Principais problemas associados ao material de embalagem: cedência de constituintes, adsorção dos constituintes do medicamento, reprodutibilidade da dose. Influência da forma farmacêutica, impacto na segurança e estabilidade do medicamento, importância para fármacos de natureza proteica, fármacos muito potentes, e para excipientes em baixa concentração (conservantes antimicrobianos e antioxidantes). Dependência da relação superfície/volume.
Consequências de uma embalagem inadequada: consequências para o utilizador e consequências para o fabricante. Embalagem e ambiente.
Principais factores que regem a selecção do material de embalagem dos medicamentos.