Sumários

3- Sistemas dispersos

14 Outubro 2025, 08:00 Sandra Isabel Dias Simoes

Consolidação dos conhecimentos de pós e soluções.

Suspensões e emulsões.


Comprimidos e cápsulas

13 Outubro 2025, 16:00 Paulo José Pinto Salústio

Comprimidos revestidos e não revestidos. Equipamento de revestimento (bacias de drageificação e leito fluidizado). Drageificação clássica e por compressão. Acondicionamento primério (frtascos, strips e blisters). Divisibilidade dos comprimidos. Comprimidos, diferentes tipos (revestidos, soluveis, dispersiveis, etc.) e os respetivos ensaios de desagregação (FP 9). Comprimidos para utilizar na cavidade bucal, comprimidos de libertação modificada (prolongada, retardada e pulsátil). Comprimidos gastrorresistentes e liofilizados orais. Cápsulas (FP 9) e constituintes dos invólucros. Conteúdo das cápsulas. Tipos e vias de administração. Controlon de qualidade (FP 9). Características das cápsulas duras e das cápsulas moles.

Cápsulas duras (definição e produção); desagregação; composição, preparação, água residual e índice de bloom; fecho de cápsulas (ex: Copni Snap); capacidade (volume versus número). Cápsulas moles (definição e produção); composição, preparação, água residual e índice de bloom; enchimento (líquidos ou semissólidos); desagregação. 

Paulo Salústio


4-Sistemas dispersos

13 Outubro 2025, 11:00 Sandra Isabel Dias Simoes

Sumário:

Todos os grupos de trabalho prepararam os medicamentos manipulados:

- Suspensão oral de trimetoprim a 1%;

- Loção de tintura de alcatrão mineral a 10% e óxido de zinco a 10%.


4-Sistemas dispersos

13 Outubro 2025, 08:00 Sandra Isabel Dias Simoes

Sumário:

Todos os grupos de trabalho prepararam os medicamentos manipulados:

- Suspensão oral de trimetoprim a 1%;

- Loção de tintura de alcatrão mineral a 10% e óxido de zinco a 10%.


Granulados e comprimidos

10 Outubro 2025, 09:00 Paulo José Pinto Salústio

Granulação a seco (compactadores de rolo ou máquinas de comprimir originando slugs). Características dos grânulos destas duas tecnologias. Granulação por fusão, excipientes hidrofílicos e hidrofóbicos. Novas tecnologias de granulação. Equipamentos.

Comprimidos e tipo de comprimidos (FP 9). Vias de administração. Controlo de qualidade. Forma. Vantagens. Preparação (compressão direta ou por compressão depois da granulação, Forças adesivas, coesivas e van der Waals, forças eletrostáticas, pontes de hidrogénio, pontes líquidas/pontes sólidas e encaixe mecânico. Vantagens e desvantagens da compressão direta.Granulação a húmido e a seco, processo intermédio dos comprimidos, vantagens e desvantagens. Excipientes e adjuvantes da compressão. Diferentes processo de perparação de comprimidos. Máquinas de compressão (excêntrico e rotativas). Prtoblemas na compressão (sticking, picking, laminação e descoroação).

Paulo Salústio