Métodos de Ensino e Avaliações

No primeiro dia realiza-se a escolha do tema a aprofundar, bem como do tutor responsável por cada aluno. Realiza-se um seminário de acolhimento com temas transversais como características e funcionamento do hospital onde se realizará a disciplina, profilaxia e controlo da infeção hospitalar e interpretação de parâmetros analíticos. No segundo dia realiza-se formação sobre o funcionamento dos vários sistemas informáticos utilizados, funcionamento de Hospitais de Dia e Sector de Ambulatório. São selecionados os doentes que o aluno irá acompanhar durante o período de funcionamento da disciplina. O aluno realiza uma primeira visita ao serviço clínico onde os doentes são seguidos. Durante o funcionamento da disciplina o aluno realiza as seguintes atividades: • Revisão da história clínica • Revisão farmacoterapêutica • Criação da melhor história medicamentosa possível (MHMP) • Validação da prescrição médica • Monitorização dos doentes selecionados • Realização de todas as atividades de farmácia clínica previstas • Discussão da situação clínica e intervenções propostas com o tutor • Preparação para a avaliação A avaliação contínua, efetuada pelo tutor (30%) é complementada por apresentação e discussão oral (70%). Nesta discussão oral o aluno descreve o acompanhamento do doente efetuado durante a realização da disciplina. O aluno deve evidenciar conhecimentos na patologia e terapêutica, abordadas, bem como justificar todas as intervenções que propôs durante o período de aprendizagem.