Sumários
Introduçao aos trabalhos de laboratorio (continuação)
25 Fevereiro 2016, 08:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
Trabalho nº 3 – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioativo (dodecilsulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial.
Trabalho nº 4 – Determinação da concentração de sacarose num xarope comercial, com base na variação do índice de refração da sacarose em função da sua concentração em solução.
Trabalho nº 5 – Determinação do poder rotatório específico de uma substância oticamente ativa (aminoácido L-prolina).
Breve referência à temática da Incerteza associada às medições: análise dos erros; precisão e desvio médio; exatidão e erro absoluto; algarismos significativos.
Introduçao aos trabalhos de laboratorio
23 Fevereiro 2016, 08:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
Breve explicação sobre os fundamentos teóricos, execução experimental, tratamento e discussão dos resultados experimentais, relativos aos trabalhos do programa laboratorial:
Trabalho nº 1 – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico, APV) a partir de medidas de viscosidade, em viscosímetro de Ostwald.
Trabalho nº 2 – Estudo do comportamento reológico de vários fluidos (excipientes farmacêuticos, cosméticos, alimentos), em viscosímetro de Brookfield.
Apresentação
16 Fevereiro 2016, 08:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
Informações sobre a equipa docente; organização curricular da disciplina de Física; organização e calendarização das aulas laboratoriais; métodos de avaliação na unidade curricular (vertentes teórica e laboratorial); bibliografia recomendada e bibliografia sugerida.
Áreas temáticas da unidade curricular de Física. Competências Gerais e Transversais da Física. Aspetos do Ensino teórico e do Ensino Laboratorial.
Informações sobre a organização da unidade curricular de Física na plataforma Moodle (tipo de recursos: forum de notícias, inquéritos, programa da unidade curricular, bibliografia, elementos de avaliação, sumários, ficheiros dos diapositivos apresentados nas aulas teóricas, sebentas Laboratorial e de Exercícios, artigos sugeridos para leitura, outras informações). Utilização das ferramentas do e-learning para a participação dos alunos na dinâmica da unidade curricular.
O estudo das Ciências Fundamentais como uma das forças motoras na evolução das Ciências Farmacêuticas. A Física nas Ciências da Saúde e em particular nas Ciências Farmacêuticas. Vários exemplos. Conceitos restrito e abrangente da Física. Observação e Experimentação. Metodologia científica.