Métodos de Ensino e Avaliações

A construção do conhecimento teórico será realizado recorrendo a aulas invertidas através da disponibilização de vídeos acompanhados de documentos de apoio e de quizzes com feedback automático. O ensino teoríco-prático terá como base a aprendizagem baseada em problemas através do fornecimento de casos de estudo que irão ser a base da resolução individual, mas de discussão em grupo sobre os diferentes conteúdos programáticos. Para aferição precoce do conhecimento geral e das dificuldades das atividades será utilizada uma ferramente online de votação (“pool everywhere”), permitindo a uniformização/correção. A “pool everywhere” será ainda utilizada para a criação de mapa de ideias contendo conceitos importantes (perspectiva individual dos alunos). Estas atividades têm tempos de discussão determinados e fixados e têm impacto na avaliação formativa. O processo de avaliação predominantemente será realizada online, de uma forma contínua, permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através da plataforma de vídeo-conferência que exigirá sempre a identidade do estudante. Para além da avaliação contínua, o aluno terá a oportunidade de realizar, presencialmente nas instalações da FFUL, uma prova escrita na época de exames no final do semestre. Assim, todos os elementos da avaliação formativa de natureza individual, entre pares e/ou entre grupos vão contribuir com 60% para a nota final. A avaliação sumativa contribuirá com 40% para a nota final.