Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas são práticas, com preparação teórica prévia, utilizando quatro metodologias de ensino: 1) Resolução de casos no software MyDispense, com interação virtual com doentes. 2) Simulação em ambiente real, com estudantes a desempenhar papéis distintos, estimulando-se a sistematização dos procedimentos e o uso do Sifarma2000. 3) Prática de técnicas, recorrendo a simulação entre colegas (e.g. pressão arterial) ou com modelos (e.g. administração de medicamentos injetáveis). 4) Discussão em grupo de casos clínicos que exigem pesquisa e preparação prévia (e.g. revisão da medicação). A avaliação desta UC será efetuada mediante realização de três frequências, recorrendo a uma adaptação simplificada do modelo de Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE), contribuindo cada uma com 30%, 30% e 40% para a nota final. Estas frequências representam a época normal de exames desta UC. Em cada frequência serão avaliadas competências distintas recorrendo às mesmas metodologias usadas em sala de aula. Em duas frequências serão avaliadas quatro das cinco competências e na terceira frequência será avaliada a competência da vacinação e da administração de medicamentos injetáveis. Sendo que, em cada frequência, é obrigatório que o estudante obtenha no mínimo 50% do valor máximo atribuído a essa frequência. A classificação final (ponderação final das três frequências) pode ser ajustada até 1 valor, fruto da avaliação contínua (assiduidade, interesse, participação nas tarefas). Para os estudantes com faltas justificadas, e para os que reprovarem em alguma das frequências sob avaliação, será realizada uma avaliação final, seguindo a mesma metodologia, mas com todas as competências sob avaliação, a qual será realizada no dia do exame de recurso.