Métodos de Ensino e Avaliações

O ensino teórico é predominantemente magistral com uma abordagem aprofundada dos temas em análise, tendo como principal função contextualizar e estruturar os conteúdos programáticos. O ensino/aprendizagem é feito através da apresentação pelo docente dos vários temas e seminários ministrados por profissionais de saúde especializados. O ensino laboratorial corresponde à execução de protocolos experimentais que conduzem ao diagnóstico de doenças fúngicas e à validação dos resultados obtidos. Visa estimular e desenvolver a capacidade de raciocínio e pensamento crítico através da discussão de casos clínicos, bem como proporcionar trabalhos de grupo e exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos. A avaliação da aprendizagem é contínua, através do acompanhamento da evolução dos conhecimentos e competências adquiridos, e da assiduidade dos alunos e a sua participação ativa nos debates. A avaliação inclui também a realização de exame final escrito. A avaliação da aprendizagem e do ensino é implementada de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição com vista à sua melhoria contínua.