Métodos de Ensino e Avaliações

A unidade curricular compreende Aulas Teóricas e Aulas Práticas. As Aulas Teóricas são de caráter mais expositivo, fornecendo os conhecimentos básicos para a compreensão do conteúdo programático, sendo concebidas de forma a orientar, guiar e estimular o estudante para uma aprendizagem independente. O número reduzido de alunos permito à unidade curricular facilita a intervenção dos alunos na discussão dos conceitos apresentados, para uma melhor compreensão. O ensino teórico é consolidado pelo componente Prático, onde se reforçam os conhecimentos teóricos, quer recorrendo a novas tecnologias informáticas e à discussão orientada de temas associados a doenças nervosas. A apreciação do progresso dos alunos é baseada na avaliação formativa e sumativa. A classificação final é atribuída com base num exame teórico de 2 horas, o qual pode ser substituído por 2 testes de frequência, com uma ponderação total de 60% na nota final. A avaliação prática realiza-se de forma contínua, sendo considerada a apresentação oral de um tema escolhido pelos alunos, versando uma doença neurológica ou neurodegenerativa, tendo um peso de 40% na nota final, atribuída numa escala de 20 valores. A metodologia de ensino utilizada pressupõe um primeiro contato dos estudantes com a matéria a ser lecionada, através das Aulas Teóricas, onde os conceitos fundamentais são apresentados. O estímulo à discussão dos novos conceitos ao longo das aulas, possibilitando a integração de um ensino mais dirigido, complementando com uma vertente mais tutorial, que considera as dificuldades de aprendizagem, com um ensino tradicionalmente expositivo estimula e facilita a compreensão dos conceitos introduzidos. A apresentação sequencial das matérias, partindo dos aspetos mais simples, a nível celular, e integrando-os para alcançar os mais complexos que agregam o funcionamento das vias e circuitos neuronais, proporciona um carater de aprendizagem cumulativo, integrativo e evolutivo, em que a autoaprendizagem e espirito crítico são igualmente estimulados e valorizados. A utilização das tecnologias informáticas nas aulas práticas, onde também participam neurocientistas, especialistas em vários pontos do conteúdo programático, associada à apresentação e discussão dos temas propostos pelos alunos, reforça a capacidade dos estudantes para reconhecer e compreender as relações entre as funções celulares particulares e o seu desempenho integrado no sistema nervoso.