Métodos de Ensino e Avaliações

O programa educacional tem por base a Tecnologia Farmacêutica, entre outras áreas, como ciência de aplicação à obtenção de preparações farmacêuticas, sendo por isso, a base do exercício farmacêutico no ciclo de vida do medicamento. UC lecionada em formato de seminários abertos 1x/ semana: 60 min. trabalho autónomo, 60 min. apresentação e 60 min. discussão com recurso a métodos inovadores de ensino e de avaliação ativa e contínua (“Active learning; Mindmapping; Quizzes”; Vídeos) de forma a dinamizar os seminários apresentados por uma equipa mista e transversal de docentes da FFULisboa e convidados externos profissionalmente reconhecidos. Sempre que possível, a componente prática é lecionada em visitas de estudo. A realização de estágios extracurriculares é proposta pelo docente nas áreas selecionadas pelos alunos (regime opcional) e em concordância com os responsáveis pelas mesmas (sem orçamento funcional para a FFULisboa). Em todos os seminários, são focadas as áreas profissionais nas quais se observa a maior distribuição de profissionais de acordo com o relatório de empregabilidade da OF em vigor, incluindo a Indústria Farmacêutica. Todos os seminários são apresentados na ótica do profissional e com o maior sentido prático possível, tornando-se, por isso, bastante apelativos para os alunos finalistas. No entanto, outros aspetos práticos considerados relevantes pelo orador (por exemplo: competências; progressão de carreira e salarial; perspetivas futuras, etc.) poderão ser discutidos com os alunos, além dos temas indicados no âmbito proposto. O dinamismo e transversalidade dos vários seminários lecionados tanto por docentes da faculdade como por profissionais externos complementados com visitas de estudo (incluindo atividades) e estágios de curta duração contribuem para o sucesso e alcance dos objetivos pelos alunos. Avaliação contínua (parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação no debate de discussão; relevância das questões colocadas) durante os seminários e visitas de estudo (35%) e apresentação/ discussão de um trabalho de grupo sobre a área selecionada no final do semestre abordando com mais detalhe todos os aspetos laborais relacionados com a mesma (65%).