Métodos de Ensino e Avaliações
A metodologia a adotar assenta em dois vetores fundamentais: estudo individual e trabalho colaborativo. O ensino teórico-prático assíncrono foi selecionado como a metodologia principal. Será utilizada a plataforma LMS para a disponibilizada de fóruns de discussão online e aplicações interativas como por exemplo os “wikis” que vão favorecer a aprendizagem por interação, discussão de ideias e construção conjunta de conhecimento. Este caráter interativo pretende contribuir para uma melhor aprendizagem do estudante, motivando o estudo e despertando o interesse e espírito crítico pelos temas científicos. Mais especificamente, o estudo individual pressupõe que o estudante leia os materiais aconselhados distinguindo aspetos essenciais de aspetos acessórios, numa perspetiva de apreciação crítica e distanciada. Com base no estudo individual, o estudante deverá preparar o seu projeto de investigação de forma a participar ativamente em discussões tematizadas, assíncronas. Essas discussões deverão ser encaradas como uma forma de trabalho colaborativo. Além disso, a UC também terá o acompanhamento tutorial do estudante, pois esta unidade curricular estimula também a interação entre os estudantes, estudante-docente, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas. A avaliação recorre a diversas metodologias, contemplando, sempre que possível, as preferências dos estudantes. Consideram-se na avaliação os conhecimentos adquiridos e as aptidões desenvolvidas, tendo por base a interação com o tutor e a preparação de um projeto de investigação, bem como a análise, apresentação e discussão do projeto e do estado do conhecimento relativo ao tópico selecionado. A nota final deverá corresponder ao somatório de todas as atividades desenvolvidas individualmente ou em grupo.