Métodos de Ensino e Avaliações

A UC é composta por componente teórica, laboratorial e prática. Na componente teórica: os tópicos são apresentados em palestras. Na prática: no início do semestre é fornecido aos alunos um conjunto de problemas sobre os temas estudados nas aulas teóricas. Os alunos são aconselhados a resolver os exercícios em casa e durante as aulas são tiradas dúvidas sobre a resolução. No laboratório: são efetuadas sínteses de compostos com interesse terapêutico, reações de degradação de fármacos e estudo da cinética da reação. Os alunos preparam o trabalho em casa para depois executarem os trabalhos propostos. No caso das sínteses os compostos são identificados por técnicas espectrométricas. Por último, os alunos desenvolvem um estudo monográfico completo de um composto inorgânico inscrito na Farmacopeia Portuguesa. A avaliação da UC é feita através de um exame escrito ou 2 testes escritos complementares. Para realizar o segundo teste é necessário ter uma classificação superior a 9,5 no primeiro. Esta componente teórica vale 70% da classificação na UC. Só são admitidos a exame ou ao 2º teste os estudantes com frequência à componente prática e laboratorial. Premeia-se a participação ativa nas aulas práticas. A avaliação da aquisição de competências técnicas laboratoriais é feita de forma contínua (0-5 valores) e com a realização de um exame escrito final (0-15 valores). A avaliação contínua tem em conta a assiduidade e a preparação e execução dos trabalhos. Para o aluno ter aprovação na avaliação laboratorial, terá de ter nota ≥2.5 valores na avaliação contínua e nota ≥ 7.5 valores na prova escrita final. Quando a avaliação continua não for possível, o aluno fará uma prova pratica laboratorial. A reprovação na componente laboratorial equivale à não frequência destas aulas. Esta componente laboratorial vale 30% da classificação na UC.