Métodos de Ensino e Avaliações
A metodologia utilizada nesta UC privilegia o ensino assíncrono. Nesta UC serão disponibilizados conteúdos de diversas formas e meios como vídeos acompanhados de documentos de apoio, artigos técnicos e científicos, permitindo aos estudantes ter acesso a estes conteúdos em qualquer lugar/hora. A interação dos estudantes com estes conteúdos será realizada por meio do Campus Virtual onde serão disponibilizadas um conjunto de atividades como o fórum de discussão, apresentações dinâmicas, SCORMs, entre outras atividades externas. As funcionalidades destas atividades permitirão uma validação do conhecimento adquirido, criando desta forma uma dinâmica de interação entre professor-estudante, estudante-estudante e estudante-conteúdo. Os recursos/atividades disponibilizadas permitirão ter um processo de inclusão dos alunos numa comunidade de aprendizagem em rede com total autonomia, responsabilidade e flexibilidade, tendo o professor o papel de facilitador e orientador dessa aprendizagem. O processo de avaliação predominantemente será realizada online, de uma forma contínua, permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de webconferência que exigirá sempre a identidade do estudante. A avaliação contínua incidirá no desenvolvimento de um PIF que será realizado no decorrer da UC. Os estudantes terão que construir em grupo (2 estudantes/grupo) um PIF. Cada grupo tem um espaço para conversar/trabalhar entre si e com os docentes. Deste modo, serão disponibilizados de forma sequencial e ao longo dos vários temas, vários desafios e documentos necessários para a elaboração de um PIF. Passo a passo e com base na informação pesquisada e disponibilizada, os estudantes constroem o PIF que têm que submeter online antes do momento síncrono online de avaliação. Para além da avaliação contínua, o aluno terá a oportunidade de realizar, presencialmente na FFUL, uma prova escrita na época de exames no final do semestre. A avaliação final corresponde ao somatório de todas as atividades, tendo o o trabalho colaborativo um peso de 50%.