Métodos de Ensino e Avaliações
Os seminários decorrerão de forma síncrona através de uma plataforma de videoconferência, com partilha e interação dos estudantes num momento assíncrono (pré ou após apresentação), proporcionado pela criação de fóruns de discussão online e aplicações interativas para favorecer a aprendizagem por interação, discussão de ideias e construção conjunta de conhecimento. Este caráter interativo pretende contribuir para uma melhor aprendizagem do estudante, motivando o estudo e despertando o interesse e espírito crítico pelos temas científicos. Como objeto de avaliação formativa, cada estudante terá que criar 5 questões em cada seminário para os colegas responderem e serem alvo de avaliação. Assim, os estudantes são avaliados pelas 5 questões que criam e pela resposta que dão às questões dos colegas. Como a unidade curricular vai decorrer no 1o semestre do 2o ano do curso cada estudante, individualmente, vai apresentar o seu portfólio, no formato a selecionar pelo estudante (como por exemplo, “wiki” escrito, entre outros) e no final da apresentação serão colocadas questões pelos docentes do mestrado e colegas. O processo de avaliação predominantemente será realizada online, de uma forma contínua, permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de vídeo- conferência que exigirá sempre a identidade do estudante com o cumprimento da CNPD. A nota final deverá corresponder ao somatório de todas as atividades desenvolvidas individualmente.