Preparações farmacêuticas para aplicação oftálmica
15 Março 2017, 09:00 • António José Leitão das Neves Almeida
Preparações farmacêuticas para aplicação oftálmica: Via de administração oftálmica: anatomia e fisiologia; penetração na córnea; características do líquido lacrimal; instilação; barreiras biológicas.
Generalidades e definição das formas farmacêuticas de acordo com a Ph Eur /FP: colírios, pós para reconstituição; soluções para lavagem oftálmica, pomadas oftálmicas; insertos oftálmicos. Requisitos e propriedades das formas farmacêuticas de administração oftálmica: precisão de composição; limpidez; isotonia com a mucosa ocular; ajustamento do pH; esterilidade; estabilidade; viscosidade.
Isotonia: concentração/pressão osmótica: tonicidade vs. osmolaridade; soluções hipertónicas e hipotónicas; agentes isotonizantes. Métodos de determinação/verificação de tonicidade: métodos físico-químicos (crioscópico/osmómetro) e métodos biológicos (método de Hugo de Vries, método hemolítico e método do hematócrito). Processos físicos de isotonização.
Veículos / solventes utilizados na preparação de colírios: água e soluções tampão isotónicas. Adjuvantes usados na preparação de colírios: viscosantes, conservantes, antioxidantes. Considerações de Produção, métodos de preparação e técnicas de produção. Material de acondicionamento primário. Controlo da qualidade.