Disciplina Curricular

Educação, Comunicação e Informação em Farmácia ECIF

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É obrigação profissional dos farmacêuticos garantir que as tecnologias de saúde sejam de qualidade, seguras e eficazes, o que depende da sua utilização (OMS/FIP, 2014; INFARMED/OF, 2014), que por sua vez depende da comunicação entre os atores envolvidos na prestação dos cuidados de saúde (FIP Edu, 2012). A Comunicação é uma ferramenta essencial na atividade farmacêutica: dos pedidos e narrativas à dispensa, existem permanentes fluxos de informação em que se deve garantir a conservação do conteúdo e a intencionalidade. Dominar as competências de comunicação é importante para todas as profissões de saúde (EACH, 2014), não apenas como dever de Informação do Medicamento (DL nº 307/2007), mas como vetor do comportamento humano. É necessário conhecer padrões e modelos da aprendizagem em adultos para que o Aconselhamento e Educação dos doentes sejam bem sucedidos

Programa

1. Competências de Comunicação:1.1.A importância da comunicação eficaz, verbal e não-verbal, no conjunto das responsabilidades profissionais;1.2.A utilização das habilidades de comunicação interpessoal: a comunicação centrada no doente e o desenvolvimento de uma relação em cuidados de saúde.1.3.As estratégias de comunicação para enfrentar barreiras; como lidar com questões sensíveis para doentes e profissionais de saúde.1.4.Impacto da escrita sobre a efetividade das mensagens e imagem profissional. 2. Competências de Informação:2.1.Resposta a pedidos de informação sobre tecnologias de saúde de doentes e profissionais;2.2.Organização e manutenção da documentação e registos.3. Competências de Educação.3.1. Modelos comportamentais e de estilos de aprendizagem: a entrevista motivacional.3.2.O papel do farmacêutico no aconselhamento e educação para a melhoria da gestão terapêutica e nas ajudas à tomada de decisão. 3.3.Os materiais educativos para doentes e cuidadores; a literacia em saúde

Métodos de ensino e avaliação

A Unidade Curricular pretende utilizar a leccionação teórica com o objectivo de apresentar os principais temas e conceitos relativos à comunicação, aspectos de personalidade e comportamento. As aulas práticas servem para aumentar o grau de consciência do aluno sobre os seus estilos de pensamento e ação, utilizando a criatividade e o talento latente dos participantes. O papel das habilidades de comunicação será ilustrado através de jogos sérios dedicados, estudos de caso, observação e análise de vídeos, e dramatização ou simulação com feedback por pares em cenários da vida real. Pretende-se que após cada exercício os alunos utilizem a auto-reflexão para integrar as competências em estudo e melhorem o seu uso da linguagem, quer verbal quer corporal, incrementando o pensamento positivo e a sua auto-estima. Os trabalhos práticos são executados em pares ou com a participação de toda a turma

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre