Disciplina Curricular
Microbiologia dos Alimentos e Saúde MdAeS
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > Opção I
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular (UC) Microbiologia dos Alimentos e Saúde tem como objetivos gerais dotar os alunos dos conhecimentos essenciais sobre a relação dos microrganismos com os alimentos, com ênfase naqueles que são capazes de causar doença; habilitá-los a compreender a relação entre a sua presença nos diferentes alimentos e as infeções/intoxicações alimentares. Sendo uma UC de ênfase laboratorial pretende-se dar a conhecer aos alunos as metodologias de referência, utilizadas para detetar e/ou quantificar a presença de microrganismos e seus metabolitos, dotando-os de capacidades analíticas e críticas que lhes permitam avaliar a qualidade microbiológica dos alimentos e consequências em termos de Saúde Pública.
Programa
Introdução à Microbiologia dos Alimentos. Principais microrganismos presentes nos alimentos. Origem da contaminação microbiana dos alimentos. Grupos bacterianos. Fatores que afetam o crescimento dos microrganismos nos alimentos. Infeções e Intoxicações Alimentares. Dados epidemiológicos: microrganismos mais frequentemente envolvidos em surtos de origem alimentar. Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos: colheita, transporte, conservação e preparação de amostras para análise. Microrganismos indicadores e microrganismos patogénicos. Métodos clássicos de deteção, contagem e identificação. Métodos rápidos e moleculares. Critérios microbiológicos e normas. Legislação em vigor de controlo da qualidade microbiológica dos alimentos.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino da Microbiologia dos Alimentos e Saúde é suportado por uma componente laboratorial apoiado por apresentações orais, de modo a enquadrar os alunos na temática. As aulas laboratoriais são baseadas em trabalhos experimentais centrados nos métodos analíticos para avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos, desde os princípios básicos da manipulação até à determinação de microrganismos específicos. Os fundamentos teóricos que estão na base destes trabalhos serão transmitidos pelo docente através de uma metodologia de ensino expositiva suportada por material audiovisual. Os alunos serão sujeitos a uma avaliação contínua que inclui assiduidade, desempenho e participação nas aulas (10%), a realização de um trabalho experimental final e respetiva apresentação oral (45%) e de um teste escrito final (45%). O aluno é aprovado com a classificação final mínima de 9,5 valores.