Sumários

Propriedades Mecânicas e de Superfície dos Biomateriais e Dispositivos Médicos

28 Setembro 2017, 14:00 LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO

1ª parte: breves noções teóricas sobre as propriedades mecânicas e de superfície dos biomateriais.

Importância dos biomateriais nos Dispositivos Médicos. Biomaterial ideal. Critérios para a seleção dos biomateriais e dispositivos. Importância das propriedades mecânicas no controlo da função biológica. Propriedades mecânicas comumente avaliadas. Forças de tração, compressão, flexão e torção. Elasticidade e módulo de Young. Análise de curvas "tensão versus deformação". Conceitos de dureza, ductilidade, fragilidade, tenacidade, deformação "creep" e resistência à fadiga. Coeficiente de Poisson. Módulo de elasticidade em corte. Classificação dos biomateriais. Principais características das propriedades mecânicas dos biomateriais poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos. Testes mecânicos. Propriedades de superfície e contextualização do seu estudo. Energia Gibbs de Superfície e ângulo de contacto. Trabalho de adesão. Exemplos de estudos de superfície. Exemplos de métodos para a avaliação experimental das propriedades de superfície. Análise de um artigo científico na área.


2ª parte: resumo de um artigo científico, por parte dos alunos.

Informação sobre o trabalho a realizar, meios disponíveis, métodos, elementos a figurar no resumo e prazo de entrega. Formação de grupos de trabalho para a escrita de um resumo sobre um artigo científico. Pesquisa bibliográfica (utilizando motores de busca e palavras-chave sugeridas pelas docentes). Apoio nas tarefas pedidas e esclarecimento de dúvidas.


Apresentação. Docentes. A UC. Funcionamento.

21 Setembro 2017, 14:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

1.Informações: Docentes; organização da UC (calendarização, regras na sala de aula).

2.Análise e discussão do programa da UC: objetivos gerais e específicos (competências e conhecimentos a adquirir pelos alunos), metodologias de ensino (incluindo avaliação). Pertinência da UC nos planos curriculares e perfil de saída dos alunos.

3.Introdução à UC. O que são biomateriais e dispositivos médicos. Interdisciplinaridade. Desafios societais. Etica. Inovação. Intervenção do farmacêutico no circuito dos Dispositivos Médicos.

4.Formação dos grupos de trabalho.

5.Ambientação à plataforma Moodle, fóruns de discussão, glossário. Kahoot.

6.Resposta a fórum: Quais as expetativas de aprendizagem? Porque escolheu a UC? Qual a sua opinião sobre o programa da UC?

7.Consulta de websites: Apormed; Eucomed; Infarmed.


Aula não leccionada

14 Setembro 2017, 14:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

Aula não leccionada