Sumários
Propriedades Mecânicas e de Superfície dos Biomateriais e Dispositivos Médicos
28 Setembro 2017, 14:00 • LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO
1ª parte: breves noções teóricas sobre as propriedades mecânicas e de superfície dos biomateriais.
Importância dos biomateriais nos Dispositivos Médicos. Biomaterial ideal. Critérios para a seleção dos biomateriais e dispositivos. Importância das propriedades mecânicas no controlo da função biológica. Propriedades mecânicas comumente avaliadas. Forças de tração, compressão, flexão e torção. Elasticidade e módulo de Young. Análise de curvas "tensão versus deformação". Conceitos de dureza, ductilidade, fragilidade, tenacidade, deformação "creep" e resistência à fadiga. Coeficiente de Poisson. Módulo de elasticidade em corte. Classificação dos biomateriais. Principais características das propriedades mecânicas dos biomateriais poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos. Testes mecânicos. Propriedades de superfície e contextualização do seu estudo. Energia Gibbs de Superfície e ângulo de contacto. Trabalho de adesão. Exemplos de estudos de superfície. Exemplos de métodos para a avaliação experimental das propriedades de superfície. Análise de um artigo científico na área.
2ª parte: resumo de um artigo científico, por parte dos alunos.
Informação sobre o trabalho a realizar, meios disponíveis, métodos, elementos a figurar no resumo e prazo de entrega. Formação de grupos de trabalho para a escrita de um resumo sobre um artigo científico. Pesquisa bibliográfica (utilizando motores de busca e palavras-chave sugeridas pelas docentes). Apoio nas tarefas pedidas e esclarecimento de dúvidas.
Apresentação. Docentes. A UC. Funcionamento.
21 Setembro 2017, 14:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
1.Informações: Docentes; organização da UC (calendarização, regras na sala de aula).
2.Análise e discussão do programa da UC: objetivos gerais e específicos (competências e conhecimentos a adquirir pelos alunos), metodologias de ensino (incluindo avaliação). Pertinência da UC nos planos curriculares e perfil de saída dos alunos.
3.Introdução à UC. O que são biomateriais e dispositivos médicos. Interdisciplinaridade. Desafios societais. Etica. Inovação. Intervenção do farmacêutico no circuito dos Dispositivos Médicos.
4.Formação dos grupos de trabalho.
5.Ambientação à plataforma Moodle, fóruns de discussão, glossário. Kahoot.
6.Resposta a fórum: Quais as expetativas de aprendizagem? Porque escolheu a UC? Qual a sua opinião sobre o programa da UC?
7.Consulta de websites: Apormed; Eucomed; Infarmed.
Aula não leccionada
14 Setembro 2017, 14:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
Aula não leccionada