Métodos de Ensino e Avaliações

A unidade curricular Engenharia Farmacêutica I adota uma abordagem centrada no estudante, alinhada com os princípios do modelo pedagógico do IST, promovendo a aprendizagem ativa, a autonomia e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. As aulas teóricas (T) são dedicadas à apresentação dos fundamentos científicos e tecnológicos associados às operações unitárias de produção e purificação de biofármacos. Recorre-se à exposição oral de conteúdos, com o apoio de recursos audiovisuais e exemplos práticos, promovendo a participação ativa dos estudantes através de questões orientadoras e discussão de casos. As aulas teórico-práticas (TP) destinam-se à aplicação dos conceitos abordados nas aulas teóricas à resolução de problemas reais. Estas aulas têm uma forte componente de resolução de problemas e exercícios, fomentando o raciocínio crítico, a capacidade analítica e a interligação dos diversos tópicos. Paralelamente, os estudantes desenvolvem um projeto em grupo que consiste na conceção de um processo completo de produção e purificação de um biofármaco à sua escolha. Esta componente permite a aplicação integrada dos conhecimentos adquiridos e estimula o trabalho colaborativo, a capacidade de investigação, a autonomia e a criatividade. O projeto culmina com a entrega de um relatório com apresentação oral, promovendo ainda competências de comunicação escrita e oral. Ao longo do semestre, são disponibilizados materiais de apoio (apresentações, artigos, vídeos, exercícios), facilitando o estudo autónomo e a consolidação da aprendizagem fora do espaço de aula. Esta combinação de metodologias promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e exigente, que estimula os estudantes a assumir um papel ativo no seu processo formativo e a desenvolver competências alinhadas com os desafios da indústria biofarmacêutica contemporânea. As metodologias de ensino pretendem fomentar a aprendizagem baseada em resolução de problemas e por projectos, reforçando-se a aprendizagem activa, o trabalho autónomo e a responsabilização do estudante. O método de avaliação tem duas componentes, cada uma com um peso de 50% na nota final. Uma componente de avaliação em grupo - PROJECTO - onde os alunos, em grupos de 4-5, propõem um processo de fabrico para um determinado produto biofarmacêutico, e que inclui uma apresentação final do processo proposto; e uma componente individual onde os conceitos dados nas aulas teóricas serão avaliados individualmente, na forma de testes feitos durante o período de aulas ou por exame na época de recurso. NOTA FINAL = 50% Testes/Exame + 50% Projecto