Sumários

Pós Farmacêuticos

9 Outubro 2017, 08:00 Luís Filipe Baptista Pleno de Gouveia

Preparação do Pó de Mentol Composto (FGN).
Preparação de papéis de fenobarbital.


Orientação Tutorial

6 Outubro 2017, 12:00 António José Leitão das Neves Almeida

Esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.


Formas Farmacêuticas Sólidas (continuação).

6 Outubro 2017, 09:00 António José Leitão das Neves Almeida

¨     Generalidades sobre caracterização dos pós: a granulometria de um pó como condicionante das velocidades de dissolução e de absorção. Importância da forma das partículas. Noção de diâmetro equivalente e sua aplicação prática. Diâmetro de Feret e diâmetro de Martin. A importância da tamisação como operação farmacêutica.

¨     Métodos de análise granulométrica. Tamisação: tamises, sua constituição, noção de malha e de superfície útil de um tamis. Classificação de tamises segundo a FP/Ph.Eur. Noção de mesh e classificação americana (USP; normas ASTM).

¨     A tamisação como operação de classificação granulométrica de pós: critérios da FP. Classificação de pós segundo a FP: pó grosso; pó medianamente fino; pó fino, pó muito fino. Classificação por um número de tamis.

¨     Métodos alternativos e respectivos fundamentos teóricos: sedimentação; microscopia óptica e electrónica; adsorção; por extinção de um feixe de radiações (difracção de laser e espectroscopia de correlação fotónica); determinação electrónica (electrical sensing zone).

¨     Alterações dos pós. Acondicionamento de pós farmacêuticos. Pós fraccionados (papéis farmacêuticos e saquetas). Considerações gerais sobre a preparação de papéis farmacêuticos.

¨     Pós cutâneos e pós orais (FP). Acondicionamento e ensaios de controlo da qualidade.


Aula prática - Introdução às BPF

4 Outubro 2017, 08:00 Luís Filipe Baptista Pleno de Gouveia

Aula prática - Introdução às BPF

[Eduardo Faustino]


Formas Farmacêuticas Sólidas

3 Outubro 2017, 15:00 António José Leitão das Neves Almeida

Importância no contexto do arsenal terapêutico actual. Vantagens da sua utilização.

Espécies: definição e usos. Preparação; divisão grosseira. Estabilização de drogas vegetais. Secagem.

Pós: definição e interesse farmacêutico; usos. Classificação: pós simples e compostos; pós simples titulados. Apresentação das operações mecânicas de divisão de sólidos, preliminares à pulverização.

Pulverização: Princípios e factores influentes; técnicas laboratoriais e industriais. Pulverização por almofariz (trituração, contusão, por intermédio, fricção, química e porfirização) e por moinhos. Princípios do seu funcionamento (atrito, laminagem e impacto) e factores influentes (humidade abrasão, inflamabilidade, temperatura, toxicidade e composição química). Principais tipos de moinhos e respectivo modo de fincionamento: moinho de facas (moinho de Wiley; cutter mill); moinho de martelos oscilantes (hammer mill); moinho de pregos (moinho tipo Abbé;  pin mill); moinhos de bolas (ball mill; vibration mill); micronizadores (Jet-O-Mizer fluid energy; Germ T-X).