Métodos de Ensino e Avaliações
Na lecionação da componente teórica, serão fornecidos os conhecimentos de fisiopatologia e imunologia de uma determinada doença em articulação com os conhecimentos de farmacologia para tratamento dessa doença, como suporte para o ensino dos fundamentos de imunoterapia específicos dessa doença. Cada módulo teórico será concluído com uma componente prática em que se fará a aplicação de exercícios de PBL (Problem-based learning) e TBL (Team-based learning) para integração de conhecimentos e respectiva avaliação, utilizando casos clínicos de doentes com a patologia em estudo e respetiva terapêutica imunológica. Durante o ensino dos conhecimentos teóricos de base será sempre feita a ligação com a aplicação prática desses conhecimentos para manter a componente clínica presente no ensino teórico, facilitando a integração dos conhecimentos. O ensino prático incidirá também nos módulos iniciais de bases imunofarmacológicas e de farmacotoxicologia, sendo apresentados casos práticos para análise e discussão. A avaliação consistirá em duas componentes: a avaliação prática será avaliada por intermédio de casos práticos realizados individualmente e em grupo e terá uma ponderação de 50% na nota final; e a avaliação teórica consistirá numa avaliação final (incluindo aplicação prática dos conhecimentos teóricos) e terá uma ponderação de 50% na nota final. A avaliação prática será efectuada por intermédio da apresentação e discussão em grupo de casos práticos, guidelines ou artigos. O exame final será uma combinação de respostas de escolha múltipla, questões de resposta rápida e perguntas de desenvolvimento e poderão ser consultados os materiais de consulta que o docente considere necessários para a resolução do exame (guidelines de tratamento, RCMs de medicamentos, artigos científicos, etc).