Objetivos
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
• Fornecer e aprofundar os conceitos teóricos e atuais da ciência do Marketing e Empreendedorismo Geral e Farmacêutico; • Expôr as noções mais atuais sobre análise e estudos de mercado, modelo de negócio, estratégia de entrada no mercado, cadeia de valor, contexto macro-económico e marketing estratégico; • Proporcionar meios e caminhos para analisar criticamente o impacto e interligação estratégica do ambiente interno e externo à organização; • Apresentar a evolução histórica, as teorias e o processo do empreendedorismo no Mundo e, em particular, o empreendedorismo em Portugal; • Conferir aos discentes o conteúdo teórico em sistemas de informação em Marketing e Empreendedorismo e consequente enquadramento regulamentar e de propriedade intelectual; • Ensinar os fundamentos teóricos e técnicas para a formulação e criação de um plano estratégico, de um plano de negócio e do consequente plano de marketing. No final da disciplina, os alunos terão criado e defendido um plano de negócio na área empresarial farmacêutica. • Aplicar os conhecimentos adquiridos à Indústria Farmacêutica Nacional e Internacional, à Farmácia Comunitária, à Indústria Nutracêutica e de Alimentos Funcionais, às Análises Clínicas e outras atividades empresariais do sector farmacêutico, dotando o candidato de uma visão integradora e crítica dos principais negócios do mercado farmacêutico atual; Confrontar os alunos com experiências relevantes vindas do próprio sector e fornecer ferramentas para as análises da plausibilidade e da viabilidade económica e financeira de um negócio. • Estimular a atitude empreendedora do aluno e no aluno e incentivar a compreensão do processo de detecção e de análise das oportunidades de negócios na área farmacêutica;