Programa
Marketing e Empreendedorismo Farmacêutico
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Programa
I – Introdução ao Marketing e Empreendedorismo a) Definição b) Conceitos c) Análise Financeira d) Evolução Histórica e) Teorias e Modelos f) Processo g) Marketing e Empreendedorismo no Mundo h) Marketing e Empreendedorismo em Portugal II – Contexto Externo e Interno a) Definição b) Conceitos e evolução histórica c) Agentes e Perfil d) Inovação e) Sistema de informação e conhecimento: ERPs, CRMs, CMSs, SLAs f) Ferramentas de Análise e Decisão III – Formulação de Estratégica de um Negócio a) Definição b) Objetivos, Valores, Missão, Visão c) Estratégia de Negócio, Funcional, Corporativa, Fusões e Aquisições d) Indicadores de Performance e) Ferramentas de Análise IV – Marketing e Empreendedorismo Aplicado a) Análise de mercado b) Da ideia à conceptualização c) Estratégia de entrada no mercado d) Posicionamento e segmentação e) Estratégia de marca e produto f) Discriminação de preços e cálculo de margens g) Canais de distribuição e barreiras do canal h) Lançamento de produtos e serviços i) Promoção e plano integrado de comunicação j) Sumário executivo k) Criação de plano de negócio e de Marketing l) Técnicas de defesa do plano para diferentes tipos de investidores m) A importância da liderança aplicada n) Técnicas avançadas de gestão de tempo V – Análise crítica de negócio e viabilidade a) Conceitos b) Técnicas atuais de análise c) Filtros estratégicos d) Tipos de investidores e) Estudos económicos e financeiros: análise e interpretação f) Conclusão de Viabilidade