Métodos de Ensino e Avaliações

O ensino na UC é constituído por duas vertentes complementares: ensino teórico realizado de forma magistral em unidades semanais (50min) e uma unidade laboratorial (120min/semana). O ensino teórico proporciona os fundamentos teóricos de apoio às aulas laboratoriais (tipo de água, legislação aplicável, protocolo de amostragem, protocolo experimental, controlo de qualidade dos resultados, validação da análise, implicação na saúde). Enquanto no ensino teórico o aluno tem uma atitude passiva, no ensino laboratorial aluno terá que ter uma atitude ativa e pró-ativa. A avaliação dos alunos é feita para cada uma das componentes letivas, sendo a classificação final a média da classificação da avaliação teórica semanal da UC com a classificação da componente laboratorial, na proporção de 1:1 (50%:50%). O aluno tem que obter aprovação em cada uma das duas componentes para ter aprovação na unidade curricular. Dos 50% de cada uma das componentes letivas, 5% representa a assiduidade do ano. A avaliação semanal teórica é constituída pela realização de quizzes (30%) e pela apresentação de um trabalho teórico (15%). Na avaliação laboratorial é avaliado o conhecimento dos fundamentos dos métodos, a postura laboratorial, a execução laboratorial e a discussão dos resultados obtidos.