Disciplina Curricular
Farmacotecnia Industrial I FII
Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Componente Curricular
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos devem adquirir conhecimentos na área das formas farmacêuticas sólidas e sua caracterização. Trata-se de uma unidade curricular que beneficia da formação propedêutica de outras unidades leccionadas no 1º semestre pelo que permitirá a integração de conhecimentos. Dá enfase particular aos equipamentos e instalações usados na preparação dessas formas farmacêuticas. Os tópicos principais da Unidade Curricular são: . Excipientes usados na preparação de formas farmacêuticas sólidas; . Design de partículas (engenharia de cristais e de partículas); . Tecnologias de granulação; . Compressão de materiais; . Encapsulação (macroencapsulação) de fármacos; . Tecnologias de revestimento; . Estratégias para controlar a libertação de fármacos de formas farmacêuticas; . Utilidades (Serviços de Apoio à produção – Água, Ar, Manutenção).
Programa
O estudo das propriedades físicas (ex. mecânicas) e químicas (ex. estrutura cristalina) dos materiais são consideradas no seu processamento. O processamento começa no design de partículas apresentando-se conceitos de engenharia de cristais e de partículas, evoluindo para tecnologias de granulação, cujos grânulos podem ser usados como tal ou transformados em comprimidos ou cápsulas. Se for necessário qualquer destas entidades podem ser sujeitas a revestimento. Complementando o ensino destas tecnologias nucleares ao fabrico dos medicamentos, problemas relacionados com a embalagem (primária e secundária), escolha dos materiais de embalagem e prova da estabilidade dos medicamentos são referidos no curso. Atenção particular é dada a alguns serviços necessários (utilidades) para a produção de medicamentos de acordo com as BPF (ex. produção de água, produção de ar, ações de manutenção e procurement).
Métodos de ensino e avaliação
O ensino dos alunos divide-se por aulas téoricas e práticas. As aulas teóricas são usadas para apresentação de um assunto que será desenvolvido nas aulas práticas. As aulas práticas são usadas para discutir ‘situações tipo’ ou para resolver problemas que os alunos irão encontrar no exercício da sua profissão ao longo da vida. Os alunos são avaliados sumariamente ao longo de todo o curso, o qual terminará com um exame escrito final. Os alunos são avaliados continuamente (ex. atitude crítica relativamente aos conteúdos lecionados, disponibilidade para colaborar com os elementos do grupo, elaboração de propostas lógicas, mas nã óbvias para os problemas discutidos) concretamente pela apresentação do seu entendimento relativamente a tópicos apresentados ao longo do curso. Esta avaliação contínua (60% da avaliação final) é complementada por uma avaliação final sumativa (40%) na forma de exame escrito que considera todos os tópicos lecionados ao longo do curso enfatizando-se a capacidade do aluno em resolver problemas seleccionados da prática diária na indústria farmacêutica.