Disciplina Curricular
Farmacotecnia Industrial I FII
Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Componente Curricular
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Os alunos devem adquirir conhecimentos na área da produção das formas farmacêuticas sólidas e sua caracterização, tendo em consideração as necessidades de utilidades e serviços necessários para a mesma. Conhecimentos: Os alunos devem entender como se produzem medicamentos (formas farmacêuticas sólidas), particularmente quanto à estrutura de uma unidade fabril, matérias-primas, operações unitárias e utilidades e serviços mais relevantes e necessários para se conseguir tal produção. A abordagem aos vários tópicos (apresentados de forma modular) combina educação teórica integrada com formação prática em cada módulo permitindo integração de conhecimentos para resolução de problemas. Competências: Os alunos devem adquirir destreza suficiente para desenvolverem projetos de complexidade variada contribuindo para que a unidade industrial onde venham a trabalhar possa dar resposta às solicitações do mercado. Tais projetos começam a ser desenvolvidos logo em contexto de tese de mestrado.
Programa
A UC considera a heterogeneidade das formações dos alunos que as frequentam procurando apresentar conceitos básicos que se desenvolvem até ao nível compaginável com um mestrado. Os módulos considerados são: Organização industrial; Operações unitárias - secagem; Processos de aglomeração/ agregação de pós. Tipos de granulação; Compressão; Revestimento (drageificação e pelicular); Cápsulas (duras e moles); Laboratório de controlo de qualidade; ensaios farmacotécnicos; Formas farmacêuticas estéreis; Sistemas de água; Qualificação de instalações industriais; Manutenção.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino dos alunos divide-se por aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são usadas para apresentação de um assunto que será desenvolvido nas aulas práticas. As aulas práticas são usadas para discutir ‘situações tipo’ ou para resolver problemas que os alunos irão encontrar no exercício da sua profissão ao longo da vida. Para uma maior integração das matérias, os módulos começam por ser apresentados numa aula teórica (poderá corresponder a mais do que uma aula) seguindo-se as aulas práticas (podendo corresponder a mais do que uma aula). Os alunos são avaliados continuamente ao longo de todo o curso (40% da classificação final), o qual terminará com um exame escrito final como forma de avaliação sumativa (60% da classificação final). A avaliação da componente prática é feita continuamente em todas as aulas e reflete a capacidade do aluno em discutir um tema. Para tal o aluno deve preparar-se antecipadamente e ter uma atitude ativa na aula. Estas aulas têm também uma componente tutorial pois permitem esclarecer aspetos que suscitaram dúvidas nas aulas teóricas.